CRAS DÁ INÍCIO AS ATIVIDADES DOS GRUPOS DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS NO DISTRITO DE PITARANA

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS é um espaço mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Governo Federal. É gratuito e são oferecidos os serviços de Assistência Social tais como:
- fazer seu Cadastro Único;
- ter orientação sobre os benefícios sociais;
- pedir apoio para resolver dificuldades de relacionamento e de cuidados com os filhos;
- fortalecer a convivência com a família e com a comunidade;
- ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social;
- ter orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica;
- ter orientação sobre outros serviços públicos.
Entre os serviços ofertados pelo CRAS há o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, que é um serviço da proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às famílias – PAIF, e do Serviço de proteção e atendimento especializado às famílias e indivíduos.
Para dar início ao retorno das atividades dos grupos de SCFV no distrito de Pitarana a equipe do CRAS esteve na comunidade na manhã dessa terça-feira (2), dando as boas vindas e falando sobre os trabalhos que serão desenvolvidos nos grupos para as crianças, adolescentes e suas famílias momento em que também firmou “contrato de acordo” com os pais.
As atividades de 2021 ainda irão funcionar de forma remota, com grupos de WhatsApp, entrega das atividades em casa e atendimentos individualizados de acordo com a necessidade.
Estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Jizélia Lima; a coordenadora do CRAS, Laura Ramiro de Lima; a assistente social, Laura Flores e a orientadora social Janikeili Guedes.
Em um discurso emocionado, Jizélia Lima, que é natural de Pitarana, relembrou de quando estudava naquele espaço e aconselhou as crianças e jovens a jamais desistirem dos seus sonhos.
De acordo com a coordenadora, Laura Ramiro, no encontro, foi construído um contrato de convivência para que o CRAS possa realizar um atendimento com qualidade e fundamentado dentro das perspectivas que o serviço requer.
Os pais assinaram um termo autorizando os filhos a participarem de modo remoto das atividades.
No encerramento foi entregue às crianças e adolescentes uma caixa surpresa com atividades, brindes surpresas e guloseimas.156251939 119297430136136 7180434784456040257 n156704908 119297480136131 2623731663678591206 n

on 03 Março 2021