PREFEITURA, POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CRAS, PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA ORIENTADORES SOCIAIS

O orientador social é um profissional que atua no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, buscando defender os direitos e garantir a proteção de indivíduos e de famílias em situação de vulnerabilidade social ou risco social e pessoal. Para isso, ele executa trabalhos sociais e educativos com crianças, adolescentes e seus familiares.
No CRAS há grupos de serviço de convivência que atendem famílias de baixa renda, em situação de rua, vítimas de abusos e/ou violências; adolescentes infratores; pessoas com deficiência; mulheres vítimas de violência entre outros.
O SCFV é um serviço da proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às famílias – PAIF, e do Serviço de proteção e atendimento especializado às famílias e indivíduos.
Para dar início aos trabalhos de 2021 as orientadoras sociais que irão trabalhar com os jovens de 6 a 17 anos de idade, passaram por uma capacitação durante dois dias: quinta-feira (25) e nessa sexta-feira (26), preparada pelas técnicas Laura Cristina Flores, Ana Karolinne Soares dos Santos e a coordenadora do CRAS, Laura Ramiro de Lima.
De acordo com Laura Ramiro a capacitação é importante para que todo atendimento seja de qualidade e bem orientado, pois alguns dos compromissos primordiais que o CRAS assume com a população é o atendimento de qualidade e o direcionamento criterioso.
As orientadoras sociais são: Maria da Solidade Farias, Raquel dos Santos Reis, Kécia Franciele Rodrigues Farias e Janikeili Moura Guedes Freires. Com participação das técnicas Soraya Roberto de Sousa e Maria Caroline de Souza Leite.
As atividades socioeducativas desenvolvidas pelos educadores sociais contribuem para o fortalecimento da função protetiva da família, da prevenção de rompimento de vínculos familiares e comunitários, mediante um ambiente acolhedor com foco na atenção, defesa e garantia de direitos e proteção aos indivíduos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social.
.
#Montalvânia #Prefeitura #GenteQueFaz #SecretariaDeAssistênciaSocial #CRAS #Suas #SCFV #Famílias #OrientadoresSociais #FortalecimentoDeVínculos #Vulnerabilidade

on 01 Março 2021