PREFEITURA PEDE ALINHAMENTO ENTRE O PODER PÚBLICO E O COMÉRCIO

PREFEITURA PEDE ALINHAMENTO ENTRE O PODER PÚBLICO E O COMÉRCIO LOCAL NO COMBATE A COVID-19

- Prefeito se reuniu nessa quinta-feira (18), com representantes do Poder Público e da CDL para pedir alinhamento de todos no enfrentamento e combate a Covid-19 no município devido ao aumento de casos da doença nos últimos dias

Desde o início do ano os casos de Covid-19 vêm diminuindo consideravelmente no município, quando os casos ativos caíram de 135 (Boletim do dia 04/01/2021), para 10 (Boletim do dia 15/02/2021). Mas, há três dias os casos passaram a aumentar diariamente, o que tem preocupado o prefeito e a equipe de Saúde.

Para discutir sobre o assunto e sugerir um alinhamento entre o Poder Público e o comércio local na prevenção e combate a Covid-19 no município, a Prefeitura, por meio do prefeito, Fredson França, o Fred do Rally, promoveu um encontro na manhã dessa quinta-feira (18), com a secretária municipal de Saúde, Wanessa Santos Pereira; a coordenadora de Combate e Enfrentamento a Covid-19, Laura Rúbia dos Reis Oliveira; o coordenador da Vigilância em Saúde, Eurico Prates de Sousa, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Rosalvo Magalhães Junior.

A reunião foi bastante produtiva e todos expuseram seus questionamentos. O prefeito ouviu todos e falou da sua preocupação com o aumento dos casos da doença no município, e pediu que todos se unissem para que esses índices diminuam ou até zerem, deixando a cidade livre do coronavírus.

O prefeito pediu o empenho e união de todos nessa luta e disse que a intenção da fiscalização não é de punir ou dar prejuízo para ninguém, mas de fazer com todos cumpram as determinações dos Decretos emitidos pela Prefeitura, com o único objetivo de manter a cidade livre do coronavírus.

- Somos um Governo democrático, que ouvimos as pessoas e não temos a intenção de multar e nem de prejudicar ninguém. Queremos uma cidade livre da doença e com mais liberdade para os comerciantes trabalharem, mas para isso precisamos do empenho de todos. Se as recomendações não forem cumpridas, infelizmente, serão tomadas medidas mais severas, como o fechamento do comércio, declara o prefeito.

O presidente da CDL, Rosalvo Magalhães Junior, concordou com o prefeito e disse que irá marcar uma reunião com os associados e pedir mais empenho de todos para que as medidas de proteção e segurança sejam cumpridas, principalmente a cobrança do uso de máscara, da higienização das mãos e evitar aglomerações.

CIRURGIAS SUSPENSAS E INTENSIFICAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES

O Governo de Minas Gerais decidiu, nessa semana, suspender as cirurgias eletivas para todos os municípios mineiros. A decisão foi tomada após aumento de 3,2% no número de casos e 4,1% nos óbitos pela Covid-19 em todo o estado na última semana. A suspensão, válida por 15 dias, é uma ação preventiva para evitar o esgotamento da rede pública de assistência. A medida será válida para as redes pública e privada, contratada e conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária Municipal de Saúde, Wanessa Santos Pereira, disse que, por mais que a vacinação já tenha chegado aos municípios, ela ainda está sendo em pequena escala e que, como tudo é muito novo e desconhecido, ninguém ainda sabe por quanto tempo a pessoa fica imune e que ninguém deve deixar de descumprir as medidas de proteção e segurança.

RESPEITO E CUMPRIMENTO DAS NORMAS

A coordenadora de Combate e Enfrentamento a Covid-19, Laura Rúbia dos Reis Oliveira reafirma o pedido para que os comerciantes e toda a população cumpram as medidas de proteção e segurança contra a Covid-19 e que atendam os agentes de fiscalização, pois a intenção deles não é punir ninguém, mas alertar, informar e orientar quantos aos perigos da doença.

- Os agentes são orientados a agirem sempre com educação e gentileza e a alertarem, verbalmente, por três vezes, o comércio que não estiver de acordo com as normas exigidas nos Decretos Municipais. Se persistir a orientação é de que aconteça uma notificação por escrito e, em caso de reincidência, ocorrerá o fechamento imediato do comércio, além da suspensão do alvará de funcionamento pelo período de 10 dias e, em caso reiterado de descumprimento da medida, suspensão definitiva do alvará além de aplicação de multa a ser estipulada no TAC e legislação correlata, conforme definido no Decreto Municipal Nº 13/2021 (inciso II, parágrafo artigo 2º, Artigo 2º), afirma a coordenadora.

Os Agentes de Fiscalização têm o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal em suas ações.

ALINHAMENTO PARA CONTINUAR A FUNCIONAR

Para que o comércio continue funcionando, os empregos sejam mantidos e o dinheiro circulando na cidade, é preciso que os comerciantes cumpram as medidas exigidas e oferecem segurança e proteção aos seus clientes.

O prefeito diz que é desejo dele que o comércio seja mantido aberto, para que os comerciantes vendam mais, pois, assim circula mais dinheiro e fortalece a economia da cidade. Mas, para isso, é preciso cumprir as medidas estabelecidas nos Decretos e atenderem as orientações dos Agentes de Fiscalização.

- Os comerciantes precisam receber essas atitudes de fiscalização sem o olhar de repreensão, mas de orientação. As pessoas precisam se conscientizar e entender que essas medidas são para proteger o comércio e a população. Todos precisam seguir as recomendações de proteção e segurança contra a doença. Além de querer um comércio funcionando e uma economia forte, nossa preocupação maior é salvar vidas, finaliza o prefeito.

A Prefeitura está fazendo a sua parte. Faça também a sua.

Ao sair de casa use máscara, mantenha distância de pelo menos dois metros das pessoas e evite aglomerações.

Ajude os agentes a manterem nossa cidade livre do coronavírus. Se souber de alguma irregularidade, denuncie.

Ajude-nos a cuidar de você. Vamos deixar Montalvânia livre da Covid-19.
.

on 18 Fevereiro 2021