(38) 3614-1537 | 3614-1429

Siga nos nas redes sociais    icon face   icon insta

COM A LIBERAÇÃO DAS CIRURGIAS ELETIVAS PELA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE, MONTALVÂNIA REALIZA MUTIRÃO DE CIRURGIA DE CATARATA

foto retomadacirurgiaseletivas 14122020Os danos causados pela pandemia do novo coronavírus vão muito além dos pulmões, atingem toda nossa saúde, inclusive dos olhos, causando atraso no diagnóstico e tratamento de várias doenças, entre elas a catarata, doença grave que, se não for tratada adequadamente, leva à cegueira.

Como resultado das medidas de prevenção e controle da covid-19, muitos pacientes tiveram seus atendimentos, exames, tratamentos e cirurgias eletivas (não urgentes), adiados.

Suspensas em todo o Estado desde o mês de março, devido aos esforços prioritários do governo no enfrentamento à pandemia, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES-MG, mantém o retorno gradual das cirurgias e procedimentos eletivos no Sistema Único de Saúde - SUS, recomendado desde o dia 15 de outubro.

O contrato de Nº 068/2018 foi celebrado entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Fundação de Saúde de Montalvânia – Hospital Cristo Rei, sob a interveniência da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 29 de junho de 2018, no valor de R$ 144.091,92.

A Fundação de Saúde de Montalvânia – Hospital Cristo Rei, por sua vez firmou contrato com o Hospital dos Olhos Montes Claros, que veio com sua equipe para realização das cirurgias.

Para reduzir parte deste estrago que está levando a população à perda da visão, as cirurgias de catarata estão sendo realizadas em Montalvânia, iniciadas na última sexta-feira (11), e vão acontecer até esta terça-feira (15), atendendo um total de 168 pacientes de 9 municípios: Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambi, Pedras de Maria da Cruz, Januária, Manga, Miravânia, São João das Missões e Juvenília.

De acordo com a secretária administrativa da Fundação de Saúde de Montalvânia, Sandra Maria Pimenta, o Hospital Cristo Rei foi escolhido pela Secretaria de Estado da Saúde por ser um hospital que possui contrato com essa Secretaria e por estar em dia com toda sua documentação (certidões negativas: SRF/PGFN, FGTS, CNDT estadual, municipal, trabalhista e alvará sanitário), tendo Cadastro Geral de Convenentes do Estado de Minas Gerais – CAGEC, regular, podendo assinar o Termo aditivo por meio do Sistema Eletrônico de Informação – SEI, e receber o valor destinado às cirurgias.

Os pacientes dos outros municípios são encaminhados de acordo com a triagem de cada Secretaria Municipal de Saúde e o atendimento. E a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital seguem todos os protocolos de segurança relacionados à pandemia, respeitando todas as ações e protocolos aprovados pela Vigilância Sanitária.

A equipe de Fiscais Municipais da Covid-19 recebe, orienta, conduz e cuida dos pacientes desde a sua chegada até o momento em que vão embora, seguindo todas as normas preconizdas pela Organização Mundial de Saúde - OMS.

Para o prefeito Dr. José Ornelas a ação visa prioritariamente a qualidade de vida do paciente, da nossa e das outras cidades, que precisa fazer a cirurgia de catarata e também à diminuição da fila de espera para essa cirurgia, que por conta da suspensão das cirurgias eletivas durante a pandemia aumentou em todo o estado e as pessoas estavam perdendo a qualidade da visão.

A secretária municipal de Saúde, Ana Nery Mendes, diz que, por ainda estarmos vivendo uma pandemia, todos os cuidados estão sendo tomado para proteger os pacientes, todos idosos, da covid-19, que chegam animados com a esperança de voltar a enxergar e a ter mais qualidade de vida.

- Ajudar estas pessoas a voltar a enxergar é muito gratificante, encerra a secretária.

CATARATA

A catarata é uma doença grave que pode comprometer a visão. Se não for tratada adequadamente, leva à cegueira. A enfermidade, geralmente, atinge as pessoas com idade acima de 50 anos, mas em algumas situações afeta também os jovens.

#Montalvania #NovoTempo #Prefeitura #SecretariaDeSaude #HospitalCristoRei #MutirãoDeCatarata #QualidadedeVida

on 14 Dezembro 2020
Acessos: 24