CODEVASF FAZ A SOLTURA DE 20 MIL PEIXES NO RIO COCHÁ

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba realizou na tarde de ontem, 20 de outubro, atividade de peixamento com a soltura de 20 mil peixes (alevinos) no Rio Cochá, na cidade de Montalvânia. A ação faz parte do Projeto Hidro Ambiental de Recuperação e Revitalização da Grota do Paiol.

Os peixes são de espécies já tradicionais da Bacia do São Francisco, como Matrinxãs, Curimatãs e Piau Verdadeiro. De acordo com o analista da Codevasf Fábio Andrade Padilha, o peixamento faz parte das ações de recuperação e revitalização da Grota do Paiol. “Antes de começarmos esse projeto, houve uma mortandade de peixes no Rio Cochá, que acreditamos que foi causado por um volume muito grande de chuva. Com o fato da Grota estar muito degrada houve o carreamento de uma grande quantidade de sedimentos para dentro do rio. Com isso faltou oxigênio para os peixes e causou a mortandade. Como estamos terminando esta obra de recuperação da grota, para fechar com chave de ouro nós estamos fazendo a soltura destes alevinos”, finaliza o analista.
Ainda segundo o analista, no projeto foram realizadas várias ações para manejo e conservação do solo e da água. São: Gabiões, Paliçadas, terraços, barragens para contenção de sedimentos e água de enxurrada, recuperação de barragens existentes, cercando nascentes, recuperando nascentes dentre outras ações.
Toda a ação foi acompanhada de perto por alunos do 3º, 4° e 5° ano da Escola Municipal José Olimpio de Souza. O analista pondera que é importante envolver as crianças nesta ação para ao mesmo conscientizá-las e para que elas ajudem na fiscalização da pesca predatória. O Prefeito de Montalvânia Fredson França e o Prefeito de Juvenília Rômulo Carneiro também acompanharam de perto toda a ação.

on 21 Outubro 2022