DIA HISTÓRICO: INCRA COM APOIO DA PREFEITURA DE MONTALVÂNIA REALIZA ENTREGA DE TÍTULOS DEFINITIVOS DE TERRA PARA ASSENTADOS DO PA VACA PRETA

Treze de Outubro de 2022, dia de festa e data histórica para 58 famílias de assentados do PA Vaca Preta no município de Montalvânia-MG. Elas foram as primeiras famílias de assentados a receberem os títulos definitivos de terra no município de Montalvânia. Este é um passo importante, aguardado há mais de três décadas pelos ocupantes.

A maioria são gerações inteiras de pessoas que moram nas terras já há mais de 10 anos. Cultivam, plantam, cuidam e tiram de lá o sustento das suas famílias. Muitos deles não sabem nem ler nem escrever; mas sabem lidar com a terra. O primeiro a receber o título foi o senhor Vicente Ferreira Leite, 85 anos, casado há 60 anos com a senhora Margarida Nunes Leite, com quem tem 10 filhos. Ele conta que está no terreno há 35 anos e que mesmo com alguns problemas de coluna ainda tem disposição para trabalhar. Só vai na cidade mesmo para comprar alguma coisa que falta na roça e que já volta para a lida no campo.
O momento histórico só foi possível graças a um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o INCRA e a Prefeitura Municipal de Montalvânia. Para a operacionalização do Programa Titula Brasil no município, foi criado o Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF) vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e coordenado pelo Secretário Túlio Gabriel Soares Oliveira. O NMRF atuou na organização de toda documentação, mobilização dos assentados e resolução de pendências para possibilitar a entrega dos títulos.
As demais famílias, do mesmo assentamento, que não receberam a titulação neste momento por alguma pendência pode procurar o NMRF na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para solucioná-la para possibilitar o acesso ao título. O Núcleo já trabalha também na organização da documentação dos demais Projetos de Assentamentos do município para que em breve mais famílias também recebam os títulos de suas terras.
O evento contou com a presença do Superintendente Regional do INCRA de Minas Gerais, o senhor Batmaisterson Schmidt e do analista Darci Santos na comunidade. Além deles compuseram a mesa: o Prefeito Fredson Lopes França; a Vice-Prefeita Horenca Bonfim; o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Coordenador do NMRF, Túlio Gabriel Soares Oliveira, o vereador João Batista, a representante da Associação do PA Vaca Preta, Elma Montalvão e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montalvânia, Ricardo Leite.

on 14 Outubro 2022