SAÚDE DE MONTALVÂNIA É DESTAQUE NO PREVINE BRASIL

O município registrou no último quadrimestre de 2021, a sua melhor nota no indicador sintético desde quando o programa Previne Brasil foi instituído no ano de 2019. Com o resultado de 8,85 Montalvânia ficou em 4° Lugar no Ranking da Superintendência Regional de Saúde de Januária que abrange 25 municípios e atende a uma população de 398.159 habitantes. Com o resultado, o município será beneficiado com 100% do Incentivo financeiro do governo federal para investir na atenção primária à saúde.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Wanessa Santos Pereira, o resultado é reflexo do bom trabalho que vêm sendo feito nas Unidades Básicas de Saúde. “A população cochanina pode ter a certeza da qualidade dos serviços ofertados pelo SUS no nosso município. Quando necessário, podem procurar a unidade de saúde com a convicção de que será bem atendido e terá acesso a todos os serviços”, ressaltou a secretária.
De acordo com a Coordenação Municipal da Atenção Primária, o percentual de 8,85 se refere ao terceiro quadrimestre de 2021 e tende a ser melhorado nos próximos levantamentos. Nos quadrimestres anteriores do mesmo ano (2021) o município havia registrado respectivamente os indicadores de 5,83 e 7,98. Este foi o último levantamento feito em conformidade com a Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019.
Já neste ano de 2022, passa a vigorar a Portaria GM/MS nº 102 de 20 de janeiro de 2022, com o novo modelo de financiamento. Este documento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. E as expectativas são de resultados ainda melhores para a saúde de nossa gente. É a administração “Gente que faz” investindo na saúde dos cochaninos!

Acompanhe nossas redes sociais:
Facebook: @prefeiturademontalvania1
Instagram: @prefeiturademontalvania