(38) 3614-1537 | 3614-1429

Siga nos nas redes sociais    icon face   icon insta

MORADORES DE CAPITÂNIA PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE A HANSENÍASE

A Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta sexta, 28, palestra alusiva à “Campanha Janeiro Roxo”, que visa a prevenção da hanseníase, no distrito de Capitânia.


De acordo com a enfermeira Hérica Pinheiro Corrêa, na oportunidade foi abordado o conceito histórico da doença (conhecida nos primórdios como lepra), cujos primeiras registradas na humanidade, remontam há cerca de 600 anos antes de Cristo. A partir da contextualização foram apresentadas as formas de contágio, os sinais e sintomas comuns e o tratamento.
“Destaco que o diagnóstico e o tratamento são ofertados de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde. Conscientizei os participantes sobre o estigma e preconceito sobre a doença. E também sobre a importância de evitá-lo, uma vez, que a partir do início do tratamento as pessoas acometidas pela bactéria que causa a hanseníase (Mycobacterium Leprae) não a transmite mais”, finalizou a enfermeira.
Dez pessoas Participaram desse momento, respeitando a capacidade do local e mantendo o distanciamento mínimo. Foi ressaltado também a importância dessas pessoas serem multiplicadoras dos conhecimentos adquiridos, e difundir que é uma doença que tem cura e não deve ser alvo de preconceito na sociedade. Ao final, os participantes responderam a um questionário de suspeição de hanseníase, e não foi identificado nenhum caso suspeito ou positivo entre os presentes.

Acompanhe nossas redes sociais:
Facebook: @prefeiturademontalvania1
Instagram: @prefeiturademontalvania
#prefeiturademontalvania #administraçãogentequefaz #GenteQueFaz

on 31 Janeiro 2022
Acessos: 26