(38) 3614-1537 | 3614-1429

Siga nos nas redes sociais    icon face   icon insta

PREFEITO E SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, JUNTAMENTE COM ALGUNS VEREADORES, PARTICIPAM DE REUNIÃO COM TÉCNICOS DA COPASA SOBRE EXTRAVASAMENTO DE ESGOTO NA ALAMEDA COCHANINA

PREFEITO E SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, JUNTAMENTE COM ALGUNS VEREADORES, PARTICIPAM DE REUNIÃO COM TÉCNICOS DA COPASA SOBRE EXTRAVASAMENTO DE ESGOTO NA ALAMEDA COCHANINA


O prefeito, Fredson França, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Túlio Gabriel Soares Oliveira, técnicos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa, vereadores e moradores da área atingida partiicparam de uma reunião, organizada pelo vereador Marconi Edson Rodrigues Barbosa, na última sexta-feira (5), para solicitar esclarecimentos e providências da Copasa a respeito do extravasamento de esgoto na Alameda Cochanina, no centro da cidade.
Os moradores expuseram sua indignação sobre o problema que vêm enfrentando há anos e cobraram providências.
Os técnicos da Copasa explicaram que o extravasamento acontece devido a entrada indevida das águas pluviais e de materiais sólidos, como pedras e lixo plástico, uma vez que o sistema foi dimensionado para suportar apenas a passagem do esgoto.
Os técnicos explicaram ainda que estão sendo realizados o monitoramento para identificação dos possíveis locais de entrada de água e lixo no sistema, além de medidas emergenciais, como a desobstrução do interceptor e a aplicação de cloro no esgoto extravasado visando sua desinfecção e redução do mau cheiro.
Nas tratativas entre a Prefeitura e a Copasa, ficou definido que será feito um esforço para viabilizar a construção de um novo interceptor, paralelo ao atual e mais distante do rio Cochá, com o objetivo de evitar a contaminação do rio por esgoto bruto.
PARTICIPANTES DA REUNIÃO
Além dos moradores da área atingida participaram da reunião o prefeito, Fredson França; o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Túlio Gabriel Soares Oliveira; o presidente da Câmara de Vereadores, Nilton Carlos Lopes da Silva; os vereadores, Marconi Edson Rodrigues Barbosa – organizador da reunião, Wiliany Neves Costa, Raimundo Nunes Correa, João Batista Muniz das Neves e Joaquim Rodrigues Oliveira; e os técnicos da Copasa, Edson Mota Marinho Filho - supervisor, Jairo Soares Amaral - técnico químico em esgoto, Rodrigo Moreira de Castro – encarregado do sistema e Warlen Junior Amaral – assistente administrativo.
ETE SUBUTILIZADA
Em relação à Estação de Tratamento de Esgoto - ETE, o técnico responsável argumentou que a unidade de Montalvânia é eficiente, mas, no entanto, opera muito abaixo de sua capacidade, tratando esgoto de aproximadamente 10% das residências do município. O técnico destacou ainda a necessidade de maior adesão dos moradores à rede de esgoto, visando uma maior eficiência do tratamento na ETE, considerando que a destinação dos efluentes domésticos em fossas negras e sumidouros, causa inúmeros prejuízos do ponto de vista ambiental, principalmente a contaminação do solo e do lençol freático.
O prefeito também sugeriu que a Copasa desenvolva campanhas de conscientização para que as pessoas conheçam os benefícios de se fazer a ligação do esgoto doméstico à rede de coleta, para que uma maior quantidade de esgoto seja tratado, e disponibilizou parceria da Prefeitura para a realização dessas campanhas.
LIGAÇÕES GRATUITAS
O valor da ligação da residência à rede de coleta de esgoto e as taxas pagas pela utilização da rede foram apontados como os principais motivos pela baixa adesão das pessoas a rede coletora da ETE. Mas, para que mais pessoas façam a adesão, a Prefeitura de Montalvânia, por meio da Foco Construtora e Prestadora de Serviços Ltda, responsável pela segunda fase da execução da obra de construção da rede de esgotamento sanitário no município, está oferecendo 700 ligações gratuitas.
Quanto ao valor da taxa pela utilização da rede e tratamento do esgoto, o prefeito se prontificou a iniciar tratativas com os órgãos competentes visando a redução desse valor.
IMPORTÂNCIA DAS LIGAÇÕES
É de suma importância para a preservação do meio ambiente, em especial o rio Cochá, que os moradores façam essas ligações dos esgotos domésticos à rede coletora e desativem as fossas sépticas, fossas negras e sumidouros, pois o vazamento das fossas atinge o lençol freático e contamina o rio.
Para fazer a ligação de sua residência ou comércio, procure os funcionários da Foco Construtora e Prestadora de Serviços Ltda, que você vê nas ruas realizando esses serviços, é de graça e protege o lençol freático e o rio Cochá.
Vamos cuidar de nossa cidade, preservar nossa saúde e proteger o meio ambiente.159115217 121933063205906 8500452086414131265 n159463365 121933009872578 5416411949402967204 n

on 09 Março 2021
Acessos: 121