(38) 3614-1537 | 3614-1429

Siga nos nas redes sociais    icon face   icon insta

JANEIRO BRANCO - CAMPANHA PELA SAÚDE MENTAL

A Campanha "Janeiro Branco" de 2021 alerta para a importância de cuidar da saúde mental durante a pandemia.

A campanha Janeiro Branco chega à sua 8ª edição com o lema “Todo Cuidado Conta”. A ação deste ano busca promover um pacto pela saúde mental, já que a pandemia do coronavírus foi impactante emocionalmente em todo o mundo.

De forma especial a campanha deste ano vem com um diferencial bastante importante a ser colocado, que é a questão do pacto social pela saúde mental. Estamos dentro de uma pandemia, vivenciamos um ano completamente atípico em todas as esferas da vida, seja econômica, social e na saúde. Quando se planejou a campanha deste ano, se planejou fazendo alerta que uma das grandes sequelas desta pandemia será na saúde mental do sujeito.

A campanha “Janeiro Branco” é dedicada a colocar os temas da saúde mental em evidência a fim de prevenir o adoecimento emocional do ser humano, principalmente em casos de depressão e ansiedade, tão presentes durante a pandemia do novo Coronavírus.

A ação aproveita o início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para serem verdadeiramente felizes.

O Janeiro Branco propõe-se a fazer do mês de janeiro um mês dedicado às reflexões, às orientações e ao planejamento de ações estratégicas em prol da saúde mental e da felicidade nas vidas de todas as pessoas, em todos os ambientes em que elas estejam.

A ação ajuda ainda a combater o preconceito de ir ao psicólogo e os estigmas que cercam os transtornos psiquiátricos e seus tratamentos.

Criada em 2013 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abraão, a ação teve sua primeira edição em janeiro de 2014 e, desde então, vem ganhando força no Brasil. Recentemente, o tema também foi discutido em países como Estados Unidos, na cidade de Boston, em Portugal, Japão e alguns países da África.

Frases como “quem cuida de si, já cuida do outro” e “autoconhecimento também tem a ver com a saúde mental” são algumas das reflexões usadas por psicólogos para chamar a atenção de todos para os cuidados consigo e com o outro.

Segundo o idealizador, o “Janeiro Branco” não tem o intuito de estimular a procura por atendimentos psicológicos e sim para fazer com que o cidadão se conscientize para investir nessas necessidades básicas que, geralmente, são supridas por ações simples e eficazes para garantir a saúde mental e emocional.

Confira abaixo algumas dicas básicas do psicólogo e que são disseminadas durante a campanha.

 Seja mais presente;
 Viva a vida com respeito;
 Tenha mais diálogos;
 Invista em afeto;
 Cuide da sua saúde;
 Busque autoconhecimento;
 Dê-se mais tempo;
 Viva com mais sentido;
 Diga não a preconceitos;
 Diga não a violências.

A campanha tem como objetivo mudar a compreensão acerca da saúde mental, mobilizando a sociedade e promovendo ações de conscientização de que todos têm direito à saúde mental e tem como lema: “Quem cuida da mente, cuida da vida”.

Você tem cuidado de sua saúde mental? É tempo de começar a pensar nisso.

#Montalvânia #Prefeitura #GenteQueFaz #JaneiroBranco #Conscientização #SaúdeMental #SaúdeEmocional #TodoCuidadoConta

on 08 Janeiro 2021
Acessos: 257