PREFEITURA REVITALIZA A "PRAÇA DA COLHER"

EM UMA AÇÃO DE FORTALECIMENTO À PRESERVAÇÃO DAS ÁREAS VERDES PÚBLICAS, PREFEITURA REVITALIZA A "PRAÇA DA COLHER", A MAIS ANTIGA DA CIDADE

Após mais de 50 anos sem passar por uma reforma a “Praça da Colher”, a primeira a ser construída na cidade, é revitalizada e passa a oferecer um espaço para o convívio social, descanso e lazer da população e vistantes.

A “Praça da Colher”, que tem em seu centro uma enorme colher de pedreiro, foi idealizada para prestar uma homenagem aos primeiros pedreiros que ajudaram a concretizar o sonho de Antônio Montalvão de criar uma cidade, foi construída pelo saudoso prefeito Djalma de Souza Montalvão e inaugurada dia 25 de junho de 1969. É a mais antiga praça da cidade e nunca havia passado por uma reforma.

Apesar de ser conhecida como “Praça da Colher” seu verdadeiro nome é “Praça Spinoza”, uma referência a um dos maiores pensadores racionalistas do século XVII, Baruch ou Benedictus de Spinoza.

Todas as vias públicas de Montalvânia levam nomes de grandes pensadores da humanidade, uma característica impar.

A revitalização, que melhorou e modernizou o espaço sem descaracterizá-lo, foi realizada com recursos próprios do município no valor de R$ 78.035,45 e realizada pela empresa Aguiar Duarte Construtora Ltda, da cidade de Montes Claros, vencedora do Processo Licitatório N° 029/2020, com supervisão do Setor Municipal de Engenharia.

A mão de obra foi do próprio município e todo material usados na reforma foi comprados no comércio da cidade, gerando emprego e renda e valorizando a economia local, já tão fragilizada com a pandemia do novo coronavírus.

Com esta revitalização os cochaninos e visitantes terão mais um espaço verde para o convívio social e momentos de descanso e lazer, além de servir como ponto de encontro.

Para a despachante Jamily Aguiar Montalvão, moradora da praça desde que nasceu, a revitalização é um sonho realizado, pois em sua infância e parte da juventude o lugar era um disputado espaço para brincadeiras e encontros. A despachante diz que, por falta de cuidado e investimentos a praça foi abandonada, e sem iluminação, causava medo e preocupação aos moradores. Mas que agora, com a revitalização, os bons tempos estarão de volta e seus filhos poderão usufruir da praça assim como ela em sua infância.

Falar da Praça da Colher até me emociona pois, foi lá que vivi os melhores momentos de minha infância! Infelizmente ela foi abandonada e deixada à própria sorte. Nós moradores vivíamos preocupados e com medo do que acontecia naquele espaço que se tornou feio, mal cuidado e sem iluminação. Mas agora, com sua revitalização, estamos todos muito felizes! Além de oferecer um espaço para podermos descansar, encontrar amigos e levar as crianças para brincar, embelezou e valorizou bastante a vizinhança. A praça ficou linda e meus filhos, e toda a população, agora terão um lugar para passear e se divertir assim como eu tive!, declara Jamily.

A biomédica Rúbia Marinho Arantes, que também viveu parte de sua vida morando nessa praça, diz que tem boas lembrança da “Praça da Colher”, quando ela ainda era uma praça linda, com grandes e frondosas árvores, muito verde e flores, o lugar em que se reuniam os parentes, vizinhos e amigos em momentos inesquecíveis.

Há muitas histórias e lembranças quando me refiro a tão querida Praça da Colher! Vivi toda minha infância e parte da adolescência morando nessa praça, que era linda e bem cuidada, e com o passar do tempo foi abandonada, tanto pelas administrações públicas como pela própria população, que não conseguiu manter a praça tão linda como era. Hoje, com sua revitalização, posso reviver momentos lindos, pois adquiri uma memória afetiva muito grande! Já levei minha filha de 4 anos para passear na praça e contei pra ela como fui feliz ali. Agradeço e parabenizo o prefeito por lembrar de quem mora nos arredores da praça e por nos proporcionar reviver esses momentos, agora deixando de ser criança e sendo mãe, tão lindos e importantes de nossas vidas!, declara a biomédica.

A população deve agora preservar a Praça para que outras gerações possam também usufruir de seus benefícios.

Não jogue lixo no chão, e até recolha e jogue nas lixeiras existentes no local, cuide da grama, das árvores, dos bancos e das construções para que o espaço continue bonito, bem cuidado e permaneça embelezando e sendo um ponto turístico permanente da cidade.

Valorização da nossa história, do nosso patrimônio, mais área verde e espaço de convívio social para a população.

#Montalvânia #Prefeitura #NovoTempo #Obras #Infraestrutura #PraçaDaColher #Revitalização #ÁreaVerde #Engenharia #Lazer #Descanso #Interação #Preservação #Patrimônio

foto revitalizacao pracadacolher 18122020 3foto revitalizacao pracadacolher 18122020 4

foto revitalizacao pracadacolher 18122020foto revitalizacao pracadacolher 18122020 2

on 18 Dezembro 2020
Acessos: 98