GRUPO MELHOR IDADE DO NASF PROMOVE O "ARRAIÁ VIRTUÁ CADA UM NA SUA CASA"

- Participantes do Grupo Melhor Idade do Nasf gravam vídeos dançando forró e o resultado é um vídeo que, mesmo cada um em sua casa, mostra que a tradição das festas juninas continua viva, apenas se adaptou aos tempos de pandemia

 

Hoje (23) é véspera de São João, dia em que se comemora uma das mais tradicionais festas juninas. As famílias sempre se reuniam ao redor da fogueira para celebrar o santo, se deliciar com as comidas e bebidas típicas da época, dançar quadrilha e um animado forró. Mas, este ano, essa que é uma das épocas mais expressivas da cultura popular brasileira, cedeu espaço às recomendações de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus.

As comemorações serão em casa, e os encontros serão de forma virtual, para que a data não perca sua essência. Sempre lembrando de manter-se distante das pessoas, mesmo os familiares.

Durante esta pandemia a educadora física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf, Nádia Bitencourt, adaptou a forma de se encontrar e desenvolver atividades físicas com os idosos do Grupo Melhor Idade: foi criado um grupo de WhatsApp em que a profissional envia vídeos das atividades para que todos possam fazer e manter a forma, mesmo sem sair de casa. E sempre há uma “tarefa”, que consiste em uma atividade para que eles façam sozinhos e enviem o vídeo.

O Nasf sempre promoveu sua festa junina, mas com a pandemia ela teve que se adaptar. Para que fosse criado o “Arraiá Virtuá Cada Um Na Sua Casa” do Grupo da Melhor Idade, a tarefa dessa semana foi para que cada um tirasse seu traje caipira do armário e gravasse um vídeo dançando uma música de São João. Pois não é que todos entraram no ritmo e cumpriram direitinho a atividade determinada? E o resultado foi esse vídeo em que, na letra da música e nas imagens, além de comemorar a data, fica expressa a mensagem para que todos continuem a seguir as recomendações de ficar em casa para se proteger do coronavírus.

Vamos comemorar sim, mas de forma diferente, com poucas pessoas, de preferência, somente a família que vive junta, sem aglomerar, e sem deixar de ter as comidas típicas como canjica, quentão, pé de moleque, pamonha...

Triste por não poder realizar os encontros presenciais, mas satisfeita com o resultado da “tarefa”, Nádia, diz que com a pandemia o grupo teve que se adaptar para não deixar o período passar em branco, mas que todos puderam expressar um pouco de sua vitalidade e alegria, mesmo de forma virtual.

- Dá um aperto no coração não sentir isso de pertinho, pois, para mim, festa junina significa família e amigos, declara a educadora física.

Apesar do clima ser diferente das tradicionais festas, a data foi comemorada. Estamos vivendo uma fase difícil, conturbada, com mudanças de hábitos, mas é preciso ter a certeza de que tudo isso vai passar.

E viva São João, mas cada um na sua casa!

https://www.facebook.com/prefeituramontalvania/videos/211959226541512/

#Montalvania #NovoTempo #Prefeitura #SecretariaDeSaude #Nasf #GrupoMelhorIdade #FestaJuninaVirtual #ArraiáVirtuá #CadaUmNaSuaCasa #MontalvaniaContraaCovid19 #CoronavírusAquiNão #FaçaSuaParte #FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara #EviteAglomerações #AjudeNosACuidarDeVocê

 

 

on 23 Junho 2020
Acessos: 105