DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS É CELEBRADO DE FORMA DIFERENTE POR CONTA DA PANDEMIA

- A tecnologia se transformou em grande aliada para a realização dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos com os idosos do município

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra os Idosos. A data, também lembrada pelo Junho Violeta, traz como tema em 2020, os impactos do isolamento social para os idosos, em tempo de pandemia do novo coronavírus. Declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, a data busca conscientizar a sociedade da existência da violência contra esse público e prevenir novos casos.

Por conta do isolamento social a Prefeitura de Montalvânia adaptou a comemoração da data e o Centro de Referência de Assistência Social - Cras, por meio do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, estará promovendo uma campanha on-line durante toda a semana, enviando aos participantes dos grupos, agora reunidos em grupos de WhatsApp, informações sobre o tema.

Além da campanha virtual o SCFV também foi de casa em casa levar um kit contendo máscara de tecido na cor roxa, que simboliza o Junho Violeta, um pote com salada de frutas e iogurte, para lembrá-los que eles precisam ter uma alimentação saudável, principalmente durante este época, para aumentar a imunidade.

Para a coordenadora do Cras, Socorro Viana, a data torna-se ainda mais importante neste momento de pandemia da covid-19, quando a maioria das pessoas idosas está isolada em casa e muitas delas podem estar abaladas e deprimidas, e também sofrer algum tipo de violência.

- Por isso estamos intensificando as orientações para a população que busca esses serviços para a detecção e prevenção de casos de violência contra os idosos, declara a coordenadora.

Para celebrar a data, seguindo todas as medidas de proteção, os kits foram entregues de casa em casa e todos mataram a saudade uns dos outros: coordenadora e idosos. E ainda serão enviados durante a semana, por meio dos grupos, informações para que todos fiquem alertas sobre a violência contra o idoso, principalmente durante a pandemia, de forma atrativa e de fácil entendimento

De acordo com a coordenadora dos grupos do SCFV, assistente social Teresa Goulart, como não estão acontecendo os encontros presenciais, a tecnologia tem sido uma grande aliada a este trabalho.

- Como o serviço não pode parar precisamos nos adaptar e estamos usando e abusando deste recurso para desenvolver as ações com nossos idosos, já que todos possuem aparelho celular e sabem lidar bem com o aplicativo de mensagens, declara Teresa.

Há vários tipos de violência contra pessoas idosas e população precisa se conscientizar para se manter-se sempre alerta a essa triste realidade sofrida por muitos idosos e, principalmente, a importância de “Romper o Silêncio” e denunciar. Denuncie qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa, seja ela física, emocional, financeira, sexual e negligência. Não seja cúmplice, se você souber de algum caso de violência contra idoso, ligue para o número 100 e denuncie.

foto diadoidoso 15062020 2foto diadoidoso 15062020 6foto diadoidoso 15062020 5foto diadoidoso 15062020 3foto diadoidoso 15062020 4

on 15 Junho 2020