EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL PROGRAMA CRIANÇA FELIZ DISTRIBUI KITS INFORMATIVOS E RECREATIVOS PARA AS FAMÍLIAS ATENDIDAS

O cuidado com o bem-estar das crianças tem sido uma preocupação cotidiana da Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cras e Programa Primeira Infância - Criança Feliz, que coordena este programa em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social.

Nestes tempos de pandemia do novo coronavírus, em que a recomendação é ficar em casa, alguns serviços que não podem ser paralisados tiveram que se adaptar. Como no caso do Programa Primeira Infância - Criança Feliz, que atende 200 famílias, gestantes e crianças, em vulnerabilidade social e funciona por meio de visitas domiciliares.

Esse acompanhamento acontece semanalmente e é realizado pelas visitadoras que promovem uma integração das políticas públicas de saúde, educação, assistência social, cultura, promoção e defesa dos direitos das crianças e gestantes do município.

Diante das dificuldades em realizar as visitas domiciliares, durante o período de distanciamento social e quarentena em que estamos passando, o Programa Criança Feliz preparou kits informativos e recreativos com cartilhas de atividades didáticas, histórias e canções, e ainda lápis de cor, giz de cera, balões e chocolates para promover momentos de diversão e criatividade às crianças.

O objetivo dessa ação é proteger, orientar e oferecer momentos lúdicos às pessoas atendidas durante a pandemia.

Para evitar aglomeração as visitas domiciliares estão obedecendo critérios de segurança, como a utilização de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs, e ainda sendo monitoradas por telefone, por meio de grupos de whatsapp criado pelas visitadoras e supervisora.

Durante a entrega do material, que ocorreu de casa em casa, foram adotadas todas as medidas de segurança para proteger as visitadoras e as famílias atendidas.

A supervisora do Programa, assistente social Renata Abreu, diz que, mesmo durante a pandemia o Programa continua, só que de forma remota e que o período que estamos vivendo está sendo difícil para todos, mas são em momentos como estes, que a população assistida mais precisa de apoio.

- Estamos mantendo o atendimento do Criança Feliz, porém, com adequações para a proteção das famílias e das visitadoras. Informações e orientações sobre os cuidados com as crianças durante a pandemia estão sendo nossa prioridade. Explicamos aos pais que é importante responder as dúvidas das crianças e flexibilizar o espaço de casa para que eles possam brincar e fortalecer os vínculos afetivos, por isso a distribuição dos kits, que vão orientar de forma lúdica e oferecer momentos de recreação e descontração entre eles. Precisamos dar atenção especial a estas famílias durante a pandemia, declara Renata.

#Montalvania #NovoTempo #Prefeitura #SecretariaDeAssistênciaSocial #ProgramaCriançaFeliz #Cras #FamíliasProtegidas #Coronavírus #Covid19 #MontalvaniaContraACovid19 #FaçaSuaParte #FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara #EviteAglomerações #AjudeNosACuidarDeVocê

on 28 Mai 2020
Acessos: 127