(38) 3614-1537 | 3614-1429

Siga nos nas redes sociais    icon face   icon insta

16 DE MAIO – DIA DO GARI

Hoje, dia 16 de maio, é comemorado o Dia do Gari. Mais do que uma simples lembrança, esse profissional merece respeito e gratidão. Sem ele, nossas ruas seriam verdadeiros depósitos de lixo a céu aberto e grandes vetores de doenças.

 

Eles são responsáveis pela coleta do lixo e também pela limpeza e a conservação das vias públicas. Os garis realizam um trabalho essencial não só para garantir o bem estar da população, mas sobretudo para manter a saúde de todos os moradores.

Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas e praças limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.

O trabalho executado por esses profissionais é fundamental para manter as cidades limpas, bem cuidadas e livre de doenças.
Nosso reconhecimento e gratidão a todos estes profissionais que trabalham para deixar nossa cidade limpa e bem cuidada!

ORIGEM DA PALAVRA GARI

A palavra gari vem do nome de Pedro Aleixo Gary que, durante o Império, assinou com a Corte brasileira o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Aleixo Gary inaugurou uma nova era na história da limpeza pública no Brasil, apoiado principalmente em sua eficiência de trabalho. Ele costumava reunir no Rio de Janeiro, cidade onde morava, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que nessa época era muito comum. Toda vez que havia algum lugar muito sujo, ou quando alguém jogava lixo em lugares indevidos, havia sempre alguém que dizia: “chamem o Gary” ou ” vai ser preciso chamar o Gary”, com o tempo virou gari. Daí o nome para o cargo de quem faz a limpeza das ruas.
.
AJUDE OS GARIS A TEREM MAIS SEGURANÇA NO TRABALHO

O trabalho dos garis também pode oferecer riscos, por conta do peso das sacolas, de objetos perfurocortantes e até mesmo de mordida de cães. Para ajudá-los, a população pode seguir algumas orientações como:

• Separar o lixo em sacos com no máximo 15kg cada;
• Embalar objetos perfurocortantes em caixas ou garrafas pet, e sinalizar;
• Nessa época de pandemia, colocar máscaras usadas em sacolas ou sacos plásticos, fechar e identificar como “máscara usada”;
• Manter os animais de estimação presos em dias de coleta;
• Colocar o cesto de lixo entre 1 e 1,20 metros de altura.

on 16 Mai 2020
Acessos: 90