EM TEMPOS DE PANDEMIA O MUNICÍPIO PROMOVE O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR E O ACESSO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Em meio a pandemia do novo coronavírus, em que várias pessoas estão sem poder trabalhar e sem ter como sustentar suas famílias, e muitos já sem ter o que comer, a Prefeitura de Montalvânia, por meio da Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, adquire alimentos saudáveis e fresquinhos de agricultores familiares e distribui para famílias carentes cadastradas e acompanhadas pelo o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social com o suporte da Emater-MG, e visa proporcionar a segurança alimentar e nutricional para as famílias e entidades atendidas pelos programas sociais por meio de alimentos produzidos pelos pequenos agricultores familiares locais que os comercializam diretamente com a Prefeitura.

E todos ganham com a iniciativa: os agricultores, por terem melhorados suas rendas, e a população beneficiada, que passa a ter uma alimentação saudável e nutritiva.
O programa funcionou durante o ano de 2019 e com o saldo remanescente, irá beneficiar 65 famílias carentes durante dois meses.

Um programa que beneficia quem produz e oferece uma alimentação melhor para diversas famílias que vivem em vulnerabilidade social.

São frutas, verduras, legumes, hortaliças e cereais como banana, laranja, tomate, feijão, abóbora, cenoura, repolho, batata doce, beterraba, pimentão, couve, alface e outros, todos fresquinhos e produzidos aqui mesmo em nosso município.

Tudo é higienizado e embalado conforme as normas do Ministério da Saúde. E durante a entrega todos têm suas mãos higienizadas com álcool em gel, quem entrega e quem recebe as cestas e ainda para assinar o termo de recebimento.

A entrega acontece todas as sextas-feiras e as famílias beneficiadas terão durante a semana uma alimentação saudável e rica em nutrientes.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Maria de Jesus Rocha, o programa está sendo bastante oportuno para os pequenos agricultores e para as famílias em situação de insegurança alimentar durante este período de pandemia.

- O programa promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar, valorizando o trabalho do nosso produtor rural e levando para a mesa das crianças, dos jovens e dos idosos alimentos fresquinhos de qualidade e da nossa terra, em uma época de dificuldade de se conseguir uma renda e aquisição de alimentos declara a secretária.

#Montalvânia #Prefeitura #NovoTempo #SecretariaDeAssistênciaSocial #CRAS #PAA #AlimentaçãoSaudável #FortalecimentoDaAgriculturaFamliar
#InclusãoSocialeEconômica

on 15 Mai 2020