NOTA DE ESCLARECIMENTO - ATENDIMENTO SECRETARIA DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde vem a público prestar esclarecimentos à população e repudiar a veiculação de informações que buscam, de forma sutil, desacreditar a atuação desta Secretaria sobre o atendimento prestado a população disseminando falácias.
Foi publicado em redes sociais (Facebook/Instagran/WhatsApp) com narrativa unilateral de atendimento prestado a paciente em tratamento fora de domicilio, induzindo a população a agir contrariamente aos protocolos estabelecidos no âmbito do Sistema Único de Saúde-SUS.
Esclarecemos à população que a paciente foi devidamente atendida por esta Secretaria desde o dia 17 de janeiro de 2021 até a presente data, tendo transporte, alimentação, leite especial, transporte da pensão ao hospital e medicamentos tudo ofertado pela Secretaria municipal de Saúde de Montalvânia.
Importante esclarecer assim que, a paciente sempre foi atendida pelos três princípios do SUS - Equidade/Universalidade/Integralidade.
Assim sendo, ressaltamos que a programação do atendimento ofertado pela assistência social da Secretaria de Saúde a população em Montalvânia ficou definido o atendimento da zona rural no período matutino e a zona urbana no período vespertino.
O funcionamento desta secretaria é divulgado constantemente, não somente o número de vagas, mas pela quantidade de pessoas que podemos atender diariamente, buscando um serviço organizado e humano evitando aglomerações e grandes esperas para sanar os problemas, estabelecemos cronogramas e estamos sempre os repassando para que todos os nossos pacientes não deem “viagem perdida”. Ainda é de suma importância ressaltar que existem alguns serviços necessários como visitas a domicilio e prestação de contas realizado pela assistência social da Secretaria de Saúde, por isso através do nosso telefone e no nosso mural de informações destinou essa informação com dias ou até semanas de antecedência. Como já acontece com certa frequência, também possibilitamos à população atendimento além da oferta, ainda se for possível entramos em contato com a paciente para que seja realizado o atendimento na oportunidade da urgência. Nesse caso a responsável pela paciente tinha atendimento marcado no dia 27/05/2021 com 03(três) meses de antecedência, mas só nos trouxe a necessidade de transporte no dia 10/09 (sexta-feira) sendo que o atendimento está agendado para o dia 15/09 (Quarta-feira). Apesar de estarmos sempre trabalhando para conseguir atender a população precisamos saber das suas necessidades com antecedência, para que possamos fazer a parte burocrática e oferecer o seu tratamento na data correta.
Devido a grande repercussão no horário de liberação da senha da assistência social da Secretaria de Saúde ficou definido que a partir da 07:00hs serão liberadas as senhas para os pacientes da zona rural e as 10:30hs para os pacientes da zona urbana.
Por fim, aproveitamos a oportunidade para reforçar que essa Secretaria não envolve políticos com atendimento ofertado. Não privilegiamos um paciente e sim trabalhamos em prol coletivo, sempre buscando o melhor atendimento a nossa população.
Wanessa Santos - Secretária Municipal de Saúde
A Administração Gente Que Faz está aberta à comunidade!
#prefeiturademontalvania #admgentequefaz #secretariadesaude

241315877 234646675267877 6137199554395255287 n