Utilidade Pública
Links Relacionados


Montalvânia. Um lugar especial

 

Montalvânia está localizada no extremo norte de Minas Gerais. Distante 775 Km de Belo Horizonte; 346 Km de Montes Claros; 748 Km de Brasília; 1.210 Km do Rio de Janeiro e 18 Km do estado da Bahia.

 


Nasceu de um camponês simples, que lutava por liberdade. Homem que buscava para um povo sofrido o raiar de um novo dia. Sem recursos e influências, surgiu de um ideal calcado na vontade, na garra, na saga de um homem corajoso, inteligente e destemido: Antônio Lopo Montalvão.

 

 

 

 

“Montalvânia nasceu de uma necessidade, como a semente que precisa nascer. Sempre tive na idéia a semente de uma cidade, como a dos templos de Monte Alban, na província de Monte Rei, no México antigo. Decidi então entrar pelas brenhas e, dentro da virgindade da natureza, deixar nascer a semente da minha cidade ideal, onde o lar seria o templo e a família seria o dever.

 

Assim, aos 22 dias do mês de abril de 1952, nas terras da fazenda Barra do Poções, surge uma faixa com a inscrição desafiadora: CIDADE DE MONTALVÂNIA.

 

 

 

A cidade possui uma grande concentração de grutas, lapas e abrigos com inscrições e pinturas rupestres milenares, que seriam, segundo o fundador, um compêndio de todos os símbolos e conhecimentos do planeta. Algumas têm mais de seis mil gravuras (Lapa do Possêidon).De acordo com o arqueólogo francês André Proust, um dos maiores pesquisadores da pré-história brasileira, e que esteve na cidade na década de 1970 desenvolvendo estudos, os milhares de símbolos e imagens que existem na região de Montalvânia, têm estilo completamente diferente de outras espalhadas pelo Brasil de tempos pré-históricos.

 

 

 

 

Dezenas de pegadas humanas se repetem aqui e acolá, grandes figuras parecem dançar livres da gravidade terrestre, além de, segundo o fundador, figuras que remetem a naves espaciais, mísseis, astronautas e rituais entre seres humanos e extraterrestres.

 

Um grande espetáculo de formas geométricas, seres bizarros e uma infinidade de cores e texturas fazem parte das misteriosas pinturas e inscrições de Montalvânia. Montalvão associava essas imagens a um amálgama de deuses.

 

 

 

 

Achava que, se fossem estudadas poderíamos alcançar um conhecimento superior e criar uma máquina capaz de pensar o mais rápido possível, com ajuda da energia solar. Acreditava também que esta região era uma importante base de OVNI’s, que nas serras, captariam energia para viajar pelo universo e que a cidade seria o princípio de tudo. Aqui estaria a verdadeira Atlântida, e não no meio do oceano. Achava que a cidade seria um tipo de terra prometida, uma capital mental da humanidade.

 

Com praças, ruas e avenidas planejadas, arrojados projetos paisagísticos, Montalvânia vive em franco crescimento, se desponta como local promissor e de grande potencial turístico.

 

 

 

 

Suas vias públicas levam nomes de grandes pensadores e filósofos que fizeram a história da humanidade, como Buda, Confúcio, Platão, Maomé, Galileu Galilei, Einstein e muitos outros.



Possui grande reserva de gás natural que poderá ser num futuro próximo, a base da economia de toda a região.

 

 

 

Distante de agentes poluentes, num raio de 300 km, possui paisagens típicas do cerrado e natureza ainda em estado bruto. O rio Cochá banha toda a cidade com suas águas cristalinas e possui belas corredeiras e cachoeiras ideais para a prática de esportes de aventura. O Balneário de Janaína, a 32 km da cidade, extensa reserva natural, às margens do rio Cochá, com belas paisagens do Cerrado como veredas e buritizais, promove uma harmônica convivência entre o homem e a natureza.

 

 

 

 Os rios Carinhanha e Itaguari, que se encontram na comunidade de Pitarana, na divisa com a Bahia (18 km), também fazem parte do cenário turístico do município.

 

 

 

 

 

A igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, incrustada numa gruta na comunidade de Canoas, é local de peregrinação religiosa.

 

 

 

Do mirante do Cristo, no Monte Lopino, com seus imponentes jardins, avista-se toda a cidade.

 

 

 

 

As festas de Aniversário da Cidade, do padroeiro Cristo Rei e Festa do Jeans, já se tornaram tradicionais e levam grande número de turistas nos meses de abril, junho e dezembro, respectivamente.

 

 

Festa de Aniversário da Cidade. 22 de Abril

 

 

Festa do Padroeiro da cidade: Cristo Rei. Junho

 

 

 

Festa do Jeans. Último fim de semana de Dezembro

 

 

Manifestações culturais e religiosas fazem parte da história de um povo que orgulha de suas raízes e mantém a tradição passada de pai para filho como a Dança de São Gonçalo de Cabeceira de Poções e Desfile e Missa dos Vaqueiros.

 

 

 

 

 

 

Na feira do Mercado Municipal, aos sábados pela manhã, pode ser encontrado o que existe de melhor em doces, carnes, linguiças, manteigas, queijos e frutos da terra.

 

 

 

 

A culinária é famosa pelos seus quitutes, produtos do milho-verde, biscoitos, carne assada com mandioca, paçoca de carne seca, beijus, caldos e doces diversos conhecidos em toda a região. O pastel de Totó, encontrado na grande maioria dos bares, lanchonetes e padarias da cidade, é uma das referências da gastronomia do Município.

 

 

 

 

O artesanato é conhecido pelo bom gosto e criatividade. O município possui uma escola que ensina a população a se relacionar com a arte, onde são trabalhados, entre outros, materiais reciclados e frutos do cerrado.

 

 

 

 

Possui o Memorial Montalvão, local onde se encontra toda a história da criação do municíoio e seu fundador.

 

 

 Memorial Montalvão. Avenida Confúcio, Nº 112. Agende sua visita pelo fone 3614-1528 ou 9831-2053. Das 8 às 17 horas /  Falar com Zelito Montalvão
 
 
 

A Casa das Bonecas e um dos locais mais visitados da cidade. São milhares de bonecas de todos os estilos e regiões do país e do mundo, onde as crianças fazem a festa e se encantam com este mundo de fantasia.

 

 

A Casa das Bonecas, uma incível coleção de bonecas de diversas partes do mundo, localiza-se a Rua Homero N, Centro.
Agende uma visita: (38) 9921-3765 . Falar com Ana Nere 

 

 

Montalvânia é conhecida por suas belezas naturais, culturais, pelo mistério e misticismo que permeiam sua história e pela hospitalidade do seu povo.

 

Venha conhecer e se apaixonar por Montalvânia!

 



Webmail
Senha:

Enquete
Resultado parcial


Previsão do Tempo




 

Prefeitura de Montalvânia-MG

Todos os direitos reservados

Jornalista Responsável: Fernando Paulo Lima Abreu

RP JP/MG 11.042

 

NJ Gabling Sites