Utilidade Pública
Links Relacionados


 

 

 

 

Centro Vocacional Tecnológico – CVT

“Antônio Lopo Montalvão”

 

 

 

Avenida Santos Dummont, s/nº – Monte Lopino

 

Bairro São José – (38) 9808-3880

 

Horário de funcionamento: 7  às 17 horas


Telefone de contato: (38) 3614 1393

 

E-mail: montalvania@cvt.mg.gov.br

 

Site: www.inclusaodigital.mg.gov.br

 

 

 

 


Objetivos do Projeto

Disponibilizar aos municípios de Minas uma infraestrutura de informática e telecomunicações acessível a população carente.
Promover a capacitação profissional visando a inclusão social do cidadão.
Preparar a comunidade para a economia do conhecimento.


O que é o CVT ?


É um centro de treinamento voltado para a qualificação e profissionalização do cidadão, considerando o potencial e as demandas da Região. É veiculado a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivos do CVT


• Disponibilizar cursos de capacitação, em diversas áreas, para os cidadãos;

• Utilizar o ensino a distância para treinar e qualificar profissionais para o mercado;

• Formar técnicos em áreas estratégicas para cada região;

• Apoiar o empreendedorismo;

• Estimular a inovação.

 

 

 

CVT de Montalvânia vai virar UAITEC

 

Unidade será transformada em moderna plataforma de cursos de educação à distância e capacitação profissional

 

 

O Governo de Minas está dando um grande salto na reestruturação da rede de Centros Vocacionais Tecnológico (CVTs) do estado, para abrigar a melhor e maior plataforma de Educação à Distância do país. A rede, que está sendo reformulada, para receber a inovadora plataforma da UAITEC - Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais irá ofertar ainda mais qualificação e qualidade na disponibilização de Cursos de Educação à Distância, nas modalidades de graduação, pós-graduação e tecnólogo, além de cursos de idiomas.

 

A nova estrutura foi elaborada para oferecer diversos cursos a fim de promover o conhecimento enfatizando a cidadania e a democratização do ensino superior no estado. O espaço será completamente reformado e vai contar com uma estrutura de duas salas de educação à distância, com avançado sistema de videoconferência, padronizada para atender 25 alunos cada uma; dois laboratórios virtuais com 10 computadores e bibliotecas virtuais em outros quatro.

 

O projeto do Governo de Minas, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), vem reforçar e ampliar ainda mais oferta de espaços de inclusão digital e de qualidade no estado, visando à construção de um ambiente no qual as universidades estaduais e federais mineiras possam oferecer capacitação profissional por meio da implantação de uma rede de polos de educação à distância.

 

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, o programa representa uma nova etapa na democratização do acesso ao ensino superior. "Temos um desafio no Brasil, que é dobrar as vagas no ensino superior apenas para atender as metas do milênio e nós só podemos atingir essa meta se usarmos o aparato da educação à distância. Minas está saindo na frente com a rede Uaitec. Nós estaremos oferecendo cursos de graduação e pós-graduação a distância, fazendo com que tenhamos em Minas Gerais a maior plataforma de educação a distância do país e interiorizando o acesso ao ensino superior e democratizando o acesso às vagas”, informou.

 

O projeto pioneiro foi elogiado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp. “Minas é o Estado pioneiro e que está mais avançado nessa questão do ensino à distância. Foi o Estado que melhor aproveitou essa oportunidade, criando aqui uma rede de CVTs, que não ficou restrita e se transformou numa rede conectada, aumentando, portanto, a capacidade de desempenhar as suas funções de escolas profissionais. A transformação em uma universidade aberta e tecnológica vão agregar mais valor ainda a essa rede”, destacou o ministro.

 

A meta do Governo de Minas é chegar a 120 pontos de educação a distância em todas as regiões do estado. O projeto tem como parceiros a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o Fórum das Instituições Pública de Ensino Superior de Minas Gerais (IPES-MG), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Em Montalvânia ela tem o apoio da prefeitura local.

 

 



Webmail
Senha:

Enquete
Resultado parcial


Previsão do Tempo




 

Prefeitura de Montalvânia-MG

Todos os direitos reservados

Jornalista Responsável: Fernando Paulo Lima Abreu

RP JP/MG 11.042

 

NJ Gabling Sites