Jordão Medrado participa da Marcha dos prefeitos em Brasília DF

O prefeito de Montalvânia, Jordão Medrado, participa da 16ª Marcha dos prefeitos à Brasília, que acontece de 8 a 11 de julho e vai reunir milhares de prefeitos na capital federal para debater importantes pautas vitais para o municipalismo.

O evento mundialmente conhecido e que é promovido anualmente pela Confederação Nacional dos Municípios - CNM irá abordar o desequilíbrio federativo e a crise nos municípios. Como reivindicação principal, os administradores brasileiros cobram um pacto federativo mais justo, mais 2% de Fundo de Participação de Municípios - FPM, distribuição dos royalties do pré-sal, medidas para melhorias nos repasses de participação e complemento financeiro.

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e tornou-se o maior evento político do Brasil. Contando com a presença de mais de 5 mil participantes entre prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República, este ano a Marcha terá como tema o desequilíbrio federativo e a crise nos municípios e contará com plenárias técnicas nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento social, finanças, previdência, meio ambiente e modernização de gestão.

Para Jordão o momento é favorável ao movimento, tendo em vista a incontestável necessidade de mudanças nas relações federativas.

- A marcha é uma oportunidade imperdível para que os prefeitos apresentem suas demandas por meio do alerta das entidades representativas estaduais junto à CNM. A crise nos municípios se arrasta por anos, se agravando cada vez mais. Atualmente, as prefeituras estão quase sem nenhuma autonomia para gerir. O governo federal nos passa inúmeras competências sobre programas que sugam parte das receitas municipais. E desta forma fica muito difícil administrar um município. Mas irei aproveitar o momento para, além das reivindicações coletivas, buscar diálogo com os ministérios, com a finalidade de garantir mais recursos a serem investidos em nosso Município, encerra o prefeito.