Município é contemplado com Programa da Funasa

Com o objetivo de extinguir a doença de Chagas nos Municípios a Fundação Nacional de Saúde – Funasa, lançou o Programa Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas.

Casas de pau-a-pique, local propício para moradia e proliferação do mosquito parasita transmissor da doença de Chagas

O Programa consiste na melhoria das condições habitacionais para que sejam extintos os focos de transmissão desta doença, causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi, conhecido popularmente como barbeiro.

O inseto transmissor possui hábitos noturnos e vive em ninhos de pássaros, tocas de animais, casca de troncos de árvores e embaixo de pedras e, principalmente nas frestas das casas de pau-a-pique.

Os Municípios contemplados irão receber equipes para verificação das moradias que se encaixam no programa e, confirmadas as necessidades, serão construídas novas casas, de tijolos e cimento, para assim serem extintas as moradias do parasita transmissor da doença.

Em Montalvânia foi assinado convênio entre a Funasa e o Município para a liberação de R$ 510.206, sendo que 500 mil serão da Funasa e o restante como contrapartida do Município. Este dinheiro será usado na construção de 13 novas casas, divididas entre o distrito de Pitarana e as comunidades de  Conceição e São José, locais onde foram confirmados índices de infestação da doença.

Reunião com representantes do Município e a equipe técnica da Funasa: Gerente municipal de convênios, Éderson Marinho; prefeito Jordão Medrado, engenheiro civil do Município, Vinícius Fraga e os representantes da Funasa

A  equipe técnica da Funasa, formada pelo engenheiro em saneamento Antônio Aparecido Felício e o técnico em saneamento Walter Roberto Fernandes, esteve na cidade para conferir, In Loco, as necessidades de cada local indicado e acertar detalhes do convênio.

Após a liberação do recurso serão realizados os trâmites legais para a escolha da empresa que irá executar as obras.

Com a construção das novas moradias a população de risco tende a ficar livre do fico da doença e irá viver com mais saúde, higiene, conforto e ter mais dignidade e qualidade de vida.