Município recebe recurso financeiro da Secretaria de Estado da Saúde para usar no combate à dengue

Mais de 32 milhões de reais serão investidos no combate à dengue em 778 municípios mineiros. A liberação do recurso foi anunciada nesta terça-feira (18), pelo secretário de saúde de Minas Gerais, Alexandre Silveira.

O secretário informou que o incentivo financeiro será para complementar o investimento do Estado nos municípios e deverá ser destinado para execução das ações de vigilância e controle vetorial, mobilização social e assistência a pacientes com suspeita de dengue.

Para seleção e habilitação dos municípios ao recebimento do recurso, foram considerados a incidência de casos e óbitos confirmados de dengue no período de 2009 a 2013.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Uériston Sabino, o Município de Montalvânia foi contemplado com 20 mil reais, que serão usados para a aquisição e manutenção de equipamentos no combate aos focos do mosquito transmissor da doença, na aquisição de materiais de divulgação, em mutirões de combate a doença e possíveis contratações de pessoal.

Em 2013, conforme dados da Secretaria de Saúde, foram 41 casos de suspeita de dengue no Município, com apenas 7 casos confirmados.

- Faremos de tudo para que Montalvânia fique livre da dengue. Mas é preciso que cada um faça a sua parte, disse o secretário. (Veja abaixo da notícia as formas de evitar o foco da doença).

Estratégias de combate

Outra estratégia de combate à dengue apresentada foi o Programa Estadual de Emergências em Saúde Pública. Por meio dessa ação, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES-MG, vai habilitar os Consórcios Intermunicipais de Saúde – CIS, para executarem, de forma complementar, as ações, serviços e a assistência aos pacientes suspeitos e confirmados de doenças e agravos relacionados às emergências em saúde pública em Minas Gerais.

Dentre as ações do programa, estão o custeio de recursos humanos e o custeio de procedimentos assistenciais, a aquisição de insumos, a logística de processos de trabalho, a estruturação física de ambientes, ações de mobilização e comunicação social.

Balanço 2014 em MG

Em 2014, até o momento, foram confirmados 1.253 casos de dengue em Minas Gerais. Em 2013, o Estado registrou 361.737 casos da doença, sendo que 117 evoluíram para óbito. No primeiro bimestre de 2013, ocorreram 36 óbitos, sendo 14 em janeiro e 22 em fevereiro.

Mas não é preciso esperar ações do governo para combater a doença. Cada um deve fazer a sua parte.

Para a prevenção da dengue é fundamental evitar os locais que podem armazenar água limpa parada e evitar as picadas do mosquito da dengue, por isso é recomendado:

Caso veja água parada num local público ou particular, informe a Secretaria de Saúde.

Vamos todos juntos fazer com que Montalvânia fique livre da dengue.