Seminário final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa acontece em grande estilo

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal, com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em Montalvânia a formação continuada do PNAIC iniciou em 16 de março de 2013 envolvendo 28 professores alfabetizadores das escolas municipais.

Neste sábado (7) aconteceu no Auditório Juarez Espínola Guedes no Monte Lopino, às 9 horas, o Seminário final de 2013, promovido pela coordenadora local do programa, Maria Geralda Neves - Gêsa, e as orientadoras Miralva Dourado e Núbia Montalvão.

A programação do evento contou com relatos de experiências de professores das turmas de formação do PNAIC e exposição de trabalhos realizados nas escolas pelos alunos e professores.

Tudo realizado com muito empenho pela equipe, desde a recepção, com um nutritivo e saboroso café da manhã, organizado pelo nutricionista Antônio Laion, aos trabalhos expostos e falas dos professores participantes do projeto.

Segundo Maria Geralda o Pacto teve uma adesão bastante satisfatória dos  professores alfabetizadores  no Município, o que contribuiu bastante para desenvolver as ações propostas: alfabetizar na idade certa.

- O Pacto inovou a dinâmica em planejar, repensar e conduzir a prática pedagógica dos professores alfabetizadores. Cada encontro propiciou momentos de reflexão, troca de experiências que consolidaram um fazer pedagógico eficaz e de qualidade, o que ficou comprovado nos relatos de experiência dos professores durante o seminário, disse a educadora.

A professora Telma Luísa Teixeira, do 3º Ano da Escola Municipal São José, disse ter gostado muito de ter participado da experiência, pois adquiriu novos conhecimentos.

- Gostei muito do curso, pois adquiri novos conhecimentos que foram colocados em prática na sala de aula, contribuindo assim, para a melhoria do ensino em nosso Município. Parabéns à coordenadora Maria Geralda, e às orientadoras Núbia Montalvão e Miralva Dourado, por terem ministrado tão bem o curso, disse a professora.