Exames de mamografia são realizados de graça em Montalvânia

A partir desta segunda-feira (8) o Programa Mamografia Express - Caminhão do Programa Viva Vida do Governo de MG, estará realizando exames de mamografia na cidade. Os procedimentos, que são gratuitos, vão até o dia 26 de julho.

Para ser atendida a mulher já deverá ter seu pedido do exame solicitado pelo enfermeiro de sua Unidade de Saúde.

A principal estratégia do programa é a prevenção e o diagnóstico precoce. A mamografia é um exame eficaz e importante para a prevenção. As unidades móveis vão garantir rapidez no atendimento e o objetivo é sensibilizar o público feminino da faixa entre 45 e 69 anos, nas cidades que ainda não possuem mamógrafo, para que elas possam fazer o exame e ter esse resultado em mãos em até 24 horas.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária no Município, Alex Sandra Rodrigues Fraga, a expectativa do programa é atender cerca de 50 mulheres por dia, sendo que metade pela manhã e outra metade durante a tarde, num total de 750 exames.

O caminhão está atendendo na Praça Cristo Rei, região central da cidade e inicia as 7h30.

A faixa etária de recomendação para a realização de mamografias é de 45 a 69 anos, o que representa cerca de 2,39 milhões de mulheres em Minas. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 90%.

O Secretário Municipal de Saúde, Uériston Sabino, disse que o câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. E a mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda está em estado inicial e assim, ser curado em até 95% dos casos.

- E se o diagnóstico precoce é a melhor estratégia, a principal arma para que as mulheres saiam vitoriosa dessa luta é a mamografia. A vinda deste caminhão à cidade foi um grande e importante benefício para as mulheres do Município, afirma o secretário.

Para o prefeito Jordão Medrado, que está participando da 16ª Marcha dos prefeitos à Brasília DF, a chegada deste caminhão à cidade é um grande avanço da saúde municipal. E que, muito antes deste programa chegar aqui, o Município já encaminha, desde o mês de fevereiro, mensalmente, 25 mulheres para realizar mamografia em Montes Claros, sabendo da importância do diagnóstico precoce.

- Saúde de qualidade é um dos nossos principais objetivos e, não mediremos esforços para levar sempre o melhor para o nosso povo, afirma Jordão Medrado.