Prefeitura promove ação pelo Dia Mundial do Diabetes

Dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. É uma data escolhida para se abordar com mais intensidade esse grave problema de saúde pública, que é o diabetes, o qual vem aumentando seus índices de forma alarmante em todo o mundo. Esse aumento está relacionado, principalmente, à obesidade e sedentarismo, cada vez mais presentes na nossa sociedade.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde a Atenção Primaria e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF realizaram nesta quarta-feira (13) um dia de prevenção e orientação sobre o diabetes. Das 7 às 12 horas os profissionais da saúde realizaram testes de glicemia, aferição de pressão arterial, orientações sobre o diabetes, alimentação saudável, orientação nutricional, distribuição de folhetos educativos, alongamento e caminhada. Logo após a caminhada foi servido um farto e saudável café da manhã. Essas atividades aconteceram na Praça Cristo Rei com o tema: Por uma Montalvânia mais saudável.

Riscos e prevenção

Neste dia, a população tirou dúvidas sobre as causas do diabetes, prevenção, fatores de risco, sintomas e tratamento. Além disso, aqueles que já são diabéticos foram alertados sobre a importância do tratamento, incluindo alimentação adequada e prática de atividade física, para garantia de uma vida saudável e com qualidade.

Segundo o secretário municipal de saúde, Ueriston  Montalvão, o objetivo da ação foi chamar a atenção da população para os riscos e prevenção da doença.

- Queremos chamar a atenção, principalmente no que diz respeito ao acesso à prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, e assim reduzirmos o impacto sobre os indivíduos e famílias, explicou o secretário.

Conscientização

A coordenadora da atenção primária, Alex Sandra Rodrigues Fraga, disse que mais de 500 pessoas compareceram ao evento, e que o objetivo foi cumprido.

- Em Montalvânia existem cerca de 200 pessoas cadastradas nas unidades de PSF com a doença. Mas uma quantidade muito grande de pessoas da população da cidade tem a doença e não sabe. Com esta ação muita gente se conscientizou sobre a doença e irá procurar seu PSF para o tratamento adequado, declarou a coordenadora.

Para a dona de casa Idália Fagundes, 72 anos, o evento foi ótimo e muito importante pra a saúde da população.

- Foi maravilhoso! Adoro participar. Venho sempre que tem algo que nos informa sobre nossa saúde, pois, devemos prevenir e cuidar dela, declarou a dona de casa.

Conhecer para prevenir

O prefeito Jordão Medrado também participou do evento e disse que ações como estas, preventivas e informativas, são de suma importância para a população.

- O conhecimento é fundamental. Eu como diabético, posso dizer que temos que estar cuidando sempre de nossa saúde, saber como está funcionando o nosso corpo e nossa mente. Quando fui fazer o teste de glicemia aqui, pude comprovar que minha glicose estava alterada, apesar de fazer o controle frequente. Isso comprova que devemos estar sempre em alerta. Parabenizo toda a equipe da saúde pelo evento e a todos aqueles que compareceram, finalizou Jordão.

Esse aprendizado é fundamental não só para o bom controle do diabetes como também para garantir autonomia e independência ao paciente. É muito importante que ele realize suas atividades de rotina, viajar ou praticar esportes com muito mais segurança. É importante o envolvimento dos familiares com o tratamento do paciente diabético, visto que, muitas vezes, há uma mudança de hábitos, requerendo a adaptação de todo núcleo familiar.

O Diabetes

O Diabetes Mellitus está entre as cinco doenças que mais matam, chegando cada vez mais ao topo da lista. É uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose [açúcar] no sangue. Embora ainda não haja uma cura definitiva, há vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida. A rede municipal de saúde disponibiliza em todas as 06 Unidades de acompanhamento e tratamento por meio de medicamentos.

O diagnóstico é feito por meio de exames, que é realizado quando o usuário apresenta os sintomas do Diabetes. O município de Montalvânia atua de forma preventiva, oferecendo serviços como a medição do teste capilar, atendimento médico, e ações educativas com palestras e distribuição de materiais educativos.

Fatores de risco para diabetes

• Idade acima de 45 anos

• Excesso de peso

• Sedentarismo

• Hipertensão arterial

• Altas taxas de colesterol e triglicérides

• História familiar de diabetes

• Mulheres que geraram filhos com mais de 4 kg

• Mulheres portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos

Sintomas

• Sede excessiva

• Aumento na freqüência de urinar

• Muita fome

• Perda de peso sem explicação

• Dificuldade de cicatrização

• Cansaço fácil

• Visão embaçada

• Infecções freqüentes

• Formigamento, dormência e dores em mãos, pernas e pés

Importância do tratamento adequado

É indispensável que o paciente diagnosticado com diabetes siga corretamente o tratamento proposto, aliando as medicações com atividade física e alimentação adequada, para evitar as possíveis complicações da doença, como perda de visão, comprometimento dos rins, maior risco de infarto e AVC, diminuição e perda de sensibilidade em pernas e pés (maior causa de amputações) e impotência sexual. Vale lembrar que se realizar o tratamento adequado, o paciente diabético pode ter uma vida normal e sem complicações.