Prefeitura oferece alternativas para os pequenos produtores rurais melhorarem de vida

A Prefeitura vem desenvolvendo, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e em parceria com a EMATER e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS, uma série de ações importantes para amenizar os efeitos da falta d’água em todas as comunidades do Município.

Nesta quarta-feira (30), das 8 às 18 horas, no Auditório Juarez Espínola Guedes, foi realizada uma capacitação para pequenos produtores rurais que sofrem com a longa estiagem que assola a região.

Além dos pequenos produtores, participaram também da reunião o prefeito municipal Jordão Medrado, o secretário municipal de agricultura e meio ambiente Jackson Ferreira, representantes da EMATER e do CMDRS, os vereadores Tita, Wilson Viana e Vicente, presidentes de associações e pessoas interessadas no assunto.

O Programa e seus objetivos

O Programa Gestão da Água e Produção Agroecológica - GAPA, uma parceria entre o Governo Federal, Governo de Minas e Município, tem como objetivo promover a universalização do acesso à água em áreas rurais para consumo humano e para a produção agrícola e alimentar, visando o desenvolvimento humano e à segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o programa a melhor convivência com o semiárido busca resgatar a cidadania, a autoconfiança e dar maior qualidade de vida a sua população. Baseia-se numa proposta de desenvolvimento sustentável e sustentado. Conviver com o semiárido é, principalmente, guardar a água que cai do céu, para o consumo humano, para animais e para produzir.

Comunidades beneficiadas

Em Montalvânia foram beneficiadas com a construção de barragens e um kit com 10 galinhas e um galo, para que os pequenos produtores possam ter alternativa de renda e mais qualidade de vida, as comunidades de Lebrina, Quilombo, Alegre, Água Branca, Conceição, PA Grota do Espinho e Cana Brava II.

Ao redor destas barragens ainda poderão ser construídas até 10 pequenas barraginhas para que a umidade seja mantida e possam ser cultivados hortifrutigranjeiros. Os produtores poderão também, como alternativa, criar peixes, tendo mais uma opção de renda e melhorando bastante as suas vidas e de suas famílias.

Conforme o prefeito Jordão Medrado, com os produtores rurais aumentado as suas rendas o Município cresce e se desenvolve.

Experiências que deram certo

Experiências mostram que o uso de tecnologias para captação e armazenamento de água de chuva tem possibilitado a melhoria da qualidade de vida das famílias do semiárido.

Com a água próxima de casa, é possível diminuir a sobrecarga de trabalho, principalmente das mulheres que, na maioria das vezes são as responsáveis, desde criança, pelo abastecimento de água de suas famílias, caminhando muitas léguas, com latas d’água na cabeça, trabalho árduo e pouco reconhecido.

- Com apoio aos agricultores do Município ficará mais fácil passar por esse período de estiagem que enfrentamos. Com água nas propriedades, garantimos o sustento do rebanho e da agricultura familiar, encerra o prefeito Jordão Medrado.