Município promove universalização da água

Ainda sobre as ações para amenizar os efeitos da falta d’água em todas as comunidades do município, a Prefeitura, com o apoio da EMATER, e através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está levando água encanada às diversas comunidades rurais que sofrem com a longa estiagem que assola a região.

Quatro comunidades rurais foram beneficiadas, recentemente, com água encanada, amenizando assim os efeitos da seca e melhorando a vida destas pessoas, que há anos vem sofrendo com a falta d’água.

A comunidade de Barreiro foi contemplada com 2.000 metros de rede e 2.500 metros de ramais, beneficiando cerca de 30 famílias e a comunidade de Sussuarana com 3.500 metros de rede e 600 metros de ramais, beneficiando cerca de 10 famílias. Projeto realizado com recursos próprios.

A comunidade de Água Ruim foi beneficiada com 12 mil metros de rede e 2.500 de ramais, beneficiando cerca de 35  famílias e a comunidade de São Matias com 2 mil metros de rede e 500 metros de ramais, beneficiando cerca de 9  amílias.

Estes dois últimos projetos foram realizados com recursos do Programa de Combate à Pobreza Rural – PCPR, projeto fruto de um acordo de empréstimo firmado entre o Governo de Minas Gerais e o Banco Mundial - Bird. Por meio dessa parceria, são financiados subprojetos comunitários, a fundo perdido, nas áreas produtiva, social e de infra-estrutura básica.

O objetivo do projeto é a redução da pobreza e a melhoria da renda e da qualidade de vida da população rural. Seu modelo de gestão é inovador, com as próprias comunidades indicando os subprojetos e participando de decisões no processo de execução.

Com estas iniciativas a Administração vem reduzindo o índice de pobreza e melhorando a qualidade de vida das populações de comunidades rurais que há muitos anos vêm sofrendo com a falta de água.