Prefeito de Montalvânia parabeniza funcionalismo pelo Dia do Servidor Público

Dia 28 de outubro é comemorado o dia do Servidor Público.

O prefeito Jordão Medrado presta sua homenagem, como forma de agradecimento e reconhecimento, a estes trabalhadores que, contribuem com zelo e dedicação através de suas funções diárias, o trabalho voltado ao bom atendimento da população.

Fundamentais para o desenvolvimento do município, o Servidor Público é, antes de tudo um servidor do povo. Em suas atividades cotidianas, muitas vezes anônimas, dedicam-se em prol da coletividade, servindo a todos sem distinção, de forma eficiente, ética e transparente.

- No serviço público, o elemento essencial é o servidor. Obrigado por sua dedicação e apoio. Parabéns pelo seu dia!

Jordão Medrado / Prefeito de Montalvânia

Curiosidades sobre a data

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.