Retomada a reforma da Praça Cristo Rei

No dia 26 de junho foram iniciadas as obras de construção da Praça Hiparco, a Praça do Ginásio.  Há alguns dias começou também a reforma da Praça Cristo Rei. Foram colocados tampos de granito nos bancos e agora, retomada a obra da reforma propriamente dita.

Existem dois trailers de lanches na praça, um de cada lado, que, com a nova reforma, deixarão de existir. Serão construídos dois quiosques com espaço para circulação de funcionários, cozinha, depósito e banheiros, inclusive um para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Planta baixa da nova Praça Cristo Rei

O estacionamento também deixará de existir e em seu lugar será criada uma área de convivência, com canteiros, onde ficarão as mesas e cadeiras de cada quiosque.

Planta e fachada dos quisques

As calçadas ficarão livres para a circulação de pessoas, seguindo o conceito de “mobilidade urbana” onde a preferência em locais públicos é para a circulação de pessoas.

Outro local que antes era um canteiro e que fora colocado o mesmo piso da praça, voltará a ser um canteiro, gramado e com árvores.

As plantas que existiam nos locais onde serão construídos os quiosques foram replantadas no Monte Lopino, sem nenhum prejuízo ao meio ambiente e nem ao patrimônio público municipal.

Será construída ainda, no centro da praça, onde existia o famoso pirulito, uma fonte luminosa. Em cada canteiro será colocado um poste com iluminação, pois o poste central irá sair para dar lugar á fonte luminosa.

Valores e prazo de término

As obras, conseguidas através de convênio com o Ministério do Turismo, tiveram como valor referência R$ 523.116,26 e valor licitado de R$ 487.909,05 e têm previsão de término para março de 2014.

O Ministério do Turismo participou com R$ 390.000,00 e contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 97.909,05.

A construtora responsável é a Constrel Construtora Terraplenagem e Pavimentação LTDA, da cidade de Cocos Bahia.