Projovem vai ao cinema

Os participantes do Projeto Projovem Adolescente do Município, das comunidades de Cana Brava e dos distritos de Pitarana e São Sebastião de Poções estiveram  no CVT de Montalvânia assistindo a um filme educativo – Escritores da liberdade, que incentiva o hábito da leitura.

Os jovens e seus orientadores, assim como a equipe do CRAS – coordenadora, assistentes sociais e psicólogos participaram de uma manhã diferente, onde os jovens, além de terem contato com o cinema, puderam se interagir e se divertir. Após a exibição do filme houve debates e um lanche.

O prefeito, a primeira-dama e a secretária de Assistência Social também participaram deste momento tão importante para o desenvolvimento dos jovens da zona rural do Município.

Conheça o Projovem Adolescente

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (Projovem Adolescente) tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens. O coletivo é acompanhado por um orientador social e supervisionado por um profissional de nível superior  do CRAS.

O Projovem deve também possibilitar o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente, prevenindo a sua inserção precoce no mercado de trabalho.

A metodologia prevê a abordagem de temas que perpassam os eixos estruturantes, denominados temas transversais, abordando conteúdos necessários para compreensão da realidade e para a participação social. Por meio da arte-cultura e esporte-lazer, visa a sensibilizar os jovens para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, bem como possibilitar o acesso aos direitos e a saúde, e ainda, o estímulo a práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo dos jovens no espaço público.