Comunidades rurais agora têm água na torneira

O Município, com o empenho da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Emater MG, através do Programa Água para Todos, levou água encanada a diversas comunidades rurais nesta semana.

O Água para Todos é um Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água, destinado a promover a universalização do acesso à água para consumo humano em áreas rurais do semiárido, visando ao pleno desenvolvimento humano e à segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o programa levará também água para a produção agrícola e alimentar.

Programa faz parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria e atende prioritariamente as famílias cadastradas no Cadastro Único sem acesso à água.

Nesta quinta-feira (22) o prefeito Jordão Medrado, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jackson Ferreira e o extensionista da Emater, Vanderley José de Carvalho estiveram na comunidade do Jacaré, fazenda Jacarezinho, para inaugurar o subsistema de abastecimento de água que beneficia nove (9) famílias, cerca de 60 pessoas.

A água é captada através de um poço artesiano e distribuída em mais de 3 mil metros de rede.

O sistema, irá dar mais dignidade, conforto e qualidade de vida a estas famílias, muitas sem águam há cerca de 30 anos.

O lavrador Antônio Lourenço dos Santos, disse que agora será uma nova fase de sua vida: sem sofrimento e tristeza.

- Água é vida, meu filho! Imagina aí como que a gente vivia sem ela? Era um sofrimento só! Todos os dias a gente buscava numa barragem distante, no lombo de animais ou até a pé mesmo, baldes de água para tudo! Para as nossas necessidades e também para os animais. Ficamos mais de 30 anos esquecidos, sem água e sem dignidade, porque ninguém vive sem ela. Mas agora, graças a Deus, este sofrimento acabou. Estamos muito felizes! Desabafa o lavrador.