V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MONTALVÂNIA

Com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” e lema “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a V Conferência Municipal de Assistência Social de Montalvânia deu um show de democracia e de participação e controle social, contando com a enorme presença de usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e de representantes do Poder Público, de trabalhadores da área e das entidades de assistência social do município.

Após o credenciamento de todos os presentes e composição da mesa de honra, foi realizada a leitura do Regimento Interno para apreciação e aprovação do mesmo. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente que, na oportunidade, representava o Prefeito de Montalvânia, Jordão Medrado, salientou a importância da Conferência para Montalvânia e o povo cochanino, destacando a forte integração que existe em todos os setores da assistência social de Montalvânia, tornando um serviço ímpar para a sociedade.

O Secretário Municipal de Assistência Social, Athos Álef Sandes Oliveira, agradeceu a todos pela presença, à organização e a todos que compõem o quadro da Assistência Social. Falou dos desafios e conquistas já realizadas e destacou a importância da V Conferência que tratou das diretrizes para os próximos dez anos em nosso município, na qual o povo tem o poder de aprovar, recusar, alterar e sugerir novas leis que poderão contribuir para a melhoria do Sistema Único de Assistência Social para nosso município, estado e país.

A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Aparecida Cândido dos Santos, expressou a satisfação de participar da V Conferência Municipal de Assistência Social, desta vez como Presidente do Conselho, destacando a importância da Conferência para o futuro da assistência social em nosso município, e, em seguida, declarou abertos os trabalhos.

Foi ofertado um café da manhã de boas vindas a todos os presentes, que posteriormente assistiram à Palestra Magna com a conferencista Virgínia Flávio Andrade, (Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremos). A palestra abordou o processo de construção do SUAS e sua implementação de agora até os próximos 10 anos. Ela ainda destacou que a assistência social é de todos e para todos, que é preciso acabar com o estereótipo de que ela é apenas para os menos favorecidos e que este conceito é ultrapassado e não existe mais, devendo se ter a consciência de que é um serviço público para pessoas em situação de vulnerabilidade, seja ela econômica, social, de violência ou de qualquer ordem. No mais a conferencista parabenizou a Secretaria Municipal de Assistência Social, a SEMAS, pelo excelente trabalho que desenvolve em Montalvânia.

A V Conferência Municipal de Assistência Social também contou com uma belíssima apresentação cultural realizada pelos idosos do Grupo de Convivência “Andorinhas Pela Paz”. O mesmo grupo participou da quadrilha realizada no “3º Arraiá do CRAS”, destacando a efetividade de todos os trabalhos desenvolvidos pela equipe da SEMAS de MontalvâniaO Grupo do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes), do Selo UNICEF, também estavam presentes no evento.

A Conferência ainda contou um almoço especial para os participantes, que puderam apreciar a vista esplendorosa do Monte Lopino enquanto estavam em seu momento de pausa dos trabalhos.

O encerramento da V Conferência se deu logo depois que os grupos de discussão debateram acerca das dimensões indicadase as propostas foram deliberadas pela Plenária, sendo que esta também elegeu os Delegados que representarão o município na Conferência Regional de Assistência Social que acontecerá em Montes Claros.

Por fim, a Presidente do Conselho Municipal, Maria Aparecida Cândida dos Santos, agradeceu a todos pela presença e os parabenizou pela participação massiva na V Conferência Municipal de Assistência Social de Montalvânia.

A Prefeitura Municipal de Montalvânia e a SEMAS agradecem e parabenizam a todos os participantes pelo empenho e cidadania, visando melhorar a cada dia a qualidade de vida de nosso querido povo cochanino.

É a participação popular fazendo com que, cada vez mais, tenhamos uma Montalvânia de Todos Nós!

ADM.: Montalvânia de Todos Nós