VI Conferência Municipal de Saúde de Montalvânia

Nos dias 14 e 15 de julho de 2015, aconteceu em Montalvânia a VI Conferência Municipal de Saúde, com o Tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

A VI Conferência Municipal de Saúde de Montalvânia, presidida pelo Secretário Municipal de Saúde, Renato Viana Filho e coordenada pela coordenadora da Atenção Primária, Alex Sandra Rodrigues Fraga, foi um sucesso em todos os sentidos, com ampla participação popular e esclarecimento de dúvidas gerais. Os grupos responsáveis por analisar os 8 eixos temáticos, deram um show de participação, com idéias que poderão servir não somente para nosso município, como também para o Estado.

Já no início, todos os presentes foram envolvidos com a apresentação do grupo da terceira idade, sob a coordenação da Educadora Física, Nadia Cristina Bittencourt Silva. Com desenvoltura de fazer inveja a muita gente, o grupo mostrou que é possível ter uma vida ativa e saudável em todas as idades. Com destaque especial para Seu Eurico, que deu um depoimento emocionante, agradecendo a toda a equipe de saúde e a Prefeitura, em especial à educadora Física, Nadia Cristina. Segundo ele, que tem problemas cardíacos, a sua saúde mudou para melhor depois das atividades desenvolvidas pelo NASF.

O Prefeito de Montalvânia, Jordão Medrado, destacou a importância da Conferência Municipal de Saúde e da participação popular como um exercício fiel de cidadania, o Prefeito ressaltou o seu compromisso com a Saúde do povo cochanino, citou programas de controle e combate às endemias, como a construção de casas rurais onde há alto índice do vetor causador da doença de Chagas, o Barbeiro (Triatomíneos); reformas das Unidades Básicas de Saúde e a Construção de outras duas Unidades; Parabenizou o trabalho de todos os profissionais da saúde de Montalvânia e agradeceu a presença e participação de todos e declarou aberta a VI Conferência.

O Secretário de Saúde de Montalvânia, Renato Viana Filho, que completou um ano frente à Secretaria, agradeceu a Alex Sandra, Orenca  e toda a equipe de Saúde, a assessória da “Siga Assessoria”, que com o trabalho mútuo de todos alcançaram avanços significativos para a saúde do Município. O Secretário de Saúde falou sobre o desafio de assumir a Secretaria de Saúde e das conquistas obtidas no último ano, mantendo Montalvânia em nível de referência Estadual em Saúde. Destacou a construção de mais duas unidades de Saúde que serão entregues ainda este ano, uma na avenida Santaiana e outra em São Sebastião de Poções (destaque para este, pela infraestrutura); falou da grande conquista para a saúde de Montalvânia, que teremos mais duas equipes médicas (o que significa que teremos mais médicos, mais enfermeiros e mais agentes comunitários de saúde para atender a população do município); mais 7 equipes Odontológicas (só tínhamos uma) e a inauguração da Policlínica de Montalvânia, onde teremos oportunidade de ofertar atendimentos com profissionais específicos da área de atuação.

Durante toda a VI Conferência, tivemos palestras com representantes da Secretaria Regional de Saúde de Montes Claros, Gerência Regional de Saúde de Januária e da Siga Assessoria.

Lúcia Carvalho de Moraes, cochanina de coração, e hoje é Referência Técnica do Núcleo de Redes de Atenção a Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros; Maria Cláudia Freitas Braga, Rafael Nunes Andrade e Ioná Carvalho Lisboa, Técnicos da Gerência Regional de Saúde de Januária; e Eraldo Fagundes Barbosa, representante da Siga Assessoria, que fez questão de parabenizar a organização pelo mega evento, destacou o trabalho de humanização que é feito pela Secretaria de Saúde de Montalvânia.

Após a elaboração das propostas nos grupos de discussão e votação das mesmas, houve a eleição dos Delegados que representarão Montalvânia na Conferência Estadual em Belo Horizonte.

A Prefeitura Municipal de Montalvânia parabeniza a todos pela presença e participação massiva da nossa VI Conferência Municipal de Saúde, agradece toda a equipe de saúde que, todos os dias, dedicam suas vidas em benefício da saúde do povo de Montalvânia. É com este espírito que trabalhamos para elevar a qualidade de vida de nosso povo.

Obrigado!

Adm.: Montalvânia de Todos Nós!