Capacitação da ABMinas, em Montalvânia, para o Programa Cisterna Escolar

A ABMinas, realizou ontem (06) e hoje (07), capacitações para gestores e representantes de escolas que poderão receber o benefício das cisternas.

Com grande atuação na região da SUDENE, a ABMinas, juntamente com o CIMVALES, têm se tornado referência nacional na agilidade em seus serviços, o que vem garantindo aos municípios que fazem parte do consórcio (Montalvânia, Bonito de Minas, Chapada Gaúcha, Cônego Marinho, Januária, Juvenília e Miravânia), maior distribuição de recursos e tecnologias através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.

As tecnologias de “Segunda Água” já é uma realidade em Montalvânia, e tem contribuído para o desenvolvimento da agricultura familiar de nossa região. O Prefeito de Montalvânia, Jordão Medrado, que também é Vice Presidente do CIMVALES, vê como uma conquista para o povo de nosso semi-árido, que pode a partir de agora, ter uma tecnologia que garante a permanência de água em sua propriedade em período de seca, permitindo o sustento de sua família.

Este ano as escolas Municipais e Estaduais Rurais que se enquadrarem dentro dos requisitos básicos, estarão participando do projeto Cisterna Escolar, trata-se de um reservatório de água semi-enterrado, que tem capacidade de armazenar cerca de 52.000 litros de água para consumo humano, com captação de água a partir do telhado da escola.

Uns dos critérios para instalação da cisterna escolar, é que o local de instalação tenha espaço suficiente e que seja próximo à escola, onde seja possível práticas educativas com os alunos e servidores. Deve-se ressaltar que as escolas beneficiadas devem estar localizadas na zona rural.

O desenvolvimento sustentável é a forma mais eficiente e duradoura, para que as sementes que semeamos hoje sejam colhidas de forma consciente e responsável no futuro.

Adm.: Montalvânia de Todos Nós