V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

No dia 20 de maio de 2015, aconteceu em Montalvânia, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema: “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Criança e Adolescente – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

O Fórum da V Conferência teve por finalidade propiciar uma reflexão em âmbito municipal acerca da Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente, visando reconhecer, valorizar e promover a ampliação da participação da sociedade civil no controle social e no apoio institucional, para a consolidação do princípio de prioridade absoluta, disposto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Na oportunidade estavam presentes o Prefeito de Montalvânia, Jordão Medrado; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Daniela Cristina Teixeira da Silveira; a Consultora da Saberes Consultoria, Virgínia Flavio; o também Consultor da Saberes Consultoria e Palestrante da V Conferência, Lucas Arruda; além de representantes de setores públicos e sociedade civil.

O Prefeito de Montalvânia, Jordão Medrado, salientou a importância de dar voz e participação aos jovens na sociedade, lembrando que todos têm direitos e deveres como cidadão. A Presidente do CMDCA, Daniela Cristina, declarou aberta a V Conferência, posteriormente a Consultora, Virgínia Flavio, parabenizou o empenho dos organizadores do evento e destacou a importância da Conferência para os jovens, o Município e o Brasil, concluindo fazendo a leitura do Regimento Interno da V Conferência.

Em seguida o Consultor, Lucas Arruda, conduziu uma Palestra irreverente e bastante esclarecedora sobre o tema: “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Criança e Adolescente – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.  O encerramento da V Conferência aconteceu após trabalhos em Grupo (Eixos), com a Elaboração de Propostas de Estratégias de âmbito Municipal, Estadual e Federal; Plenária Final com o compartilhamento de resultados; escolhas dos delegados que representarão o Município de Montalvânia nas próximas Conferências; e entrega dos certificados de participação.