Hospital Cristo Rei passa por crise financeira

Mas você também pode ajudar a instituição a continuar funcionando

Diante da crise que vivem os hospitais filantrópicos de todo o Brasil, incluindo Minas Gerais, o prefeito de Montalvânia, Jordão Medrado, secretário municipal de Saúde, Renato Viana e o secretário de Saúde do Município de Juveníla, Sérgio Figueiredo, representando o prefeito Expedito da Mota Pinheiro (Péu), participaram de uma reunião no Hospital Cristo Rei com seu presidente João Fernandes de Almeida e a administradora da instituição, Sandra Maria Pimenta Santana, para juntos, tentarem encontrar medidas emergentes para que o Hospital mantenha seu funcionamento.

O Hospital tem como prioridade o atendimento de Urgência e emergência. Os prefeitos, Jordão e Expedito (Peu) disseram estar disponíveis para apoiar o hospital neste momento de crise.

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou recentemente que está regularizando o atraso nos repasses para que a situação seja normalizada.

A Fundação

A Fundação de Saúde de Montalvânia, o Hospital Cristo Rei, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, certificado pelo Ministério da Saúde e que presta serviços ao Município de Montalvânia, Juvenília e ainda alguns Municípios vizinhos. Funciona através de verbas do Sistema Único de Saúde – SUS no valor de 70 mil reais, sem reajuste desde 2008, segundo a administradora do Hospital, deixando a instituição em situação bastante complicada, pois este valor é usado para pagar os salários dos funcionários, que sempre sofrem reajustes.

O hospital recebe ainda verbas de Urgência e Emergência provenientes de convênio firmado entre as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, no valor de 40 mil reais, 54 mil de subvenção do Município e mais 5 mil de subvenção do Município de Juvenília.

Aumento no valor do repasse

O valor repassado pelo Município ao Hospital era de 40 mil, mas sentindo que o mesmo estava tendo dificuldades de ser manter, principalmente no pagamento dos plantões médicos, a Prefeitura de Montalvânia enviou à Câmara Municipal Projeto de Lei que aumenta o valor da subvenção para um melhor funcionamento do único hospital da cidade.

O Projeto foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, aumentando o valor da subvenção de 40 para 54 mil reais.

De acordo com Sandra Pimenta, o aumento, 14 mil reais, será usado exclusivamente para pagamento de plantões médicos, o restante (40 mil reais) para pagamentos de salários de médicos, manutenção, compra de medicamentos e material de consumo.

Campanha Solidária

Mas, mesmo com o aumento da subvenção municipal o Hospital ainda passa por dificuldades financeiras sendo preciso realizar promoções para arrecadar fundos como leilões e rifas, além de doações de alimentos, produtos de limpeza e outros por pessoas da comunidade.

Atualmente a Prefeitura de Montalvânia tem sido a única instituição que tem cumprido com suas obrigações perante o Hospital, para que o mesmo possa atender dignamente a população.

Se você puder colaborar, de alguma forma, com o Hospital, procure a direção da instituição ou faça uma doação em dinheiro, qualquer quantia, faça um depósito em nome da Fundação de Saúde de Montalvânia (Hospital Cristo Rei) CNPJ:18.892.042/0001-40 / Banco do Brasil. Agência: 0945-8 Conta Corrente: 5418-6.

"Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós."

- Benajmin Franklin