Município encerra a campanha Novembro Azul

Assim como o mês de outubro é dedicado a Campanha Outubro Rosa, combate e prevenção ao câncer de mama e colo de útero, no mês de novembro é realizada a Campanha Novembro Azul, de prevenção e combate ao câncer de próstata.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Primária em Saúde, se engajou durante todo o mês na campanha, com encerramento nesta sexta-feira (28).

Em todos os PSF’s da sede e zona rural houve palestras informativas/preventivas e outras ações destinadas ao público masculino e acima dos 40 anos de idade.

Ainda existe muito preconceito em torno do exame que pode diagnosticar a doença, o exame de toque retal, mas é indispensável para detectar o câncer da próstata.

O câncer da próstata é uma doença que pode surgir com o envelhecimento do homem, a partir dos 40 anos. À medida que o homem vai envelhecendo, a incidência dessa doença vai aumentando

Quanto mais cedo essa doença atinge o indivíduo, mais grave ela será, e quanto mais tarde se fizer o diagnóstico, mais difícil será a cura.

O preconceito surge pela falta de informação. De acordo com urologistas o exame de toque retal é feito através da introdução digital pelo ânus, é um exame rápido, indolor e os homens não sabem disso, eles acham que vai doer, vai sangrar, que irão perder a masculinidade se fizerem o exame. Isso não tem nada haver, o exame em nada influencia a orientação sexual do paciente.

Além do exame de toque retal pode ser feito exame de sangue, denominado Antígeno Prostático Específico - PSA que mede uma proteína produzida pela próstata. Em nível elevado, o PSA pode sugerir a presença de um tumor ou prostatite (infecção da próstata).

Mas esse exame isoladamente não proporciona muitos benefícios e é preciso associar ao de toque.

Os sintomas do câncer da próstata são: a pessoa urina muitas vezes durante a noite, o jato urinário vai se tornando cada vez mais fraco e fino. Mas o grande problema, é que o câncer da próstata, na fase inicial, não apresenta nenhum sintoma.

Por isso, todos os homens a partir dos 40 anos, devem fazer o exame de toque retal pelo menos uma vez por ano. Em casos de suspeita de um tumor, o médico faz uma biópsia para ter certeza de que é câncer.

Comprovada a existência do câncer, a doença pode estar localizada apenas na próstata (nesta fase o câncer tem cura) ou já ter ultrapassado os limites da próstata, atingindo ou não outros órgãos. O tratamento varia de acordo com o estágio da doença.

O câncer da próstata é o segundo mais mortal para o homem, perdendo apenas para o de pulmão.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, todos os anos, cerca de 280 mil homens contraem câncer da próstata. Desses, cerca de 10% (28 mil) morrem da doença.

Os exames de toque retal e de sangue são feitos gratuitamente em qualquer rede pública.