Município promove encontro com representantes de entidades e associações

O Município, através da Secretaria e Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS promoveu nesta sexta-feira (21) o 1º Encontro dos representantes de associações e entidades de Montalvânia, para discussão sobre a inscrição no CMAS e outras informações.

Encontro aconteceu no Auditório Juarez Espínola Guedes/Monte Lopino, das 8 as 10 horas.

A pauta do Encontro atendeu o disposto da Resolução de Nº  14, de 15 de maio de 2014, do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, que define os parâmetros nacionais para a inscrição das entidades ou organizações de Assistência Social e dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais nos Conselhos Municipais de Assistência Social.

O Conselho de Assistência Social se torna uma instância de Controle Social, a qual possui o caráter de deliberar as diretrizes da política de assistência social e fiscalizar os serviços socioassistenciais desempenhados pelo município de forma articulada com a esfera da sociedade civil e governamental. Tem caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil.

Participaram do encontro o prefeito Jordão Medrado, a secretária municipal de Assistência Social, Erica Viana Medrado, a consultora social da empresaSaberes Consultoria e Assessoria Social, Virgínia Flávio, profissionais do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS e representantes de diversas entidades e associações comunitárias.

Jordão Medrado  falou sobre a importância da união, da adesão das famílias no fortalecimento de cada associação da qual cada uma faz parte, dos benefícios conseguidos para o município através do CIMVALES, da importância da água e sua crise nos dias atuais e da necessidade de documentar as associações.

Érica Viana falou sobre a importância das associações se regulamentarem para não perder nenhum benefício.

A consultora Virgínia Flávio elogiou a cidade e sua acolhida, falou sobre o Sistema Único de Assistência Social - SUAS, apresentou a equipe do CRAS e, de forma bastante clara, muniu o público de informações para que todos possam regulamentar suas associações e entidades, além de passar a conhecer mais sobre garantia de direitos e outros assuntos relacionados.

A equipe do CRAS falou sobre o trabalho desenvolvido pelo profissional de cada setor.

De acordo com a consultora cada um que ali se fazia presente, representava diversas famílias e que juntos tem grande força e voz e, estando bem informados e preparados podem fazer a diferença, transformando o lugar onde moram, num lugar melhor de se viver.

O encontro foi importante para decidir a atuação das associações junto ao CMAS e informar aos representantes sobre a importância da regularização de suas entidades e/ou associações.