Município participa do encontro “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você”

Nesta sexta-feira (14), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas - Samu Macro Norte realizou um encontro com o tema “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você”, na cidade de Januária, com a participação de prefeitos, secretários de saúde, enfermeiros, equipes do SAMU e demais representantes dos 10 municípios que compõem as regiões de saúde Januária e Manga.

O prefeito Jordão Medrado e técnicos do Samu do município estiveram presentes.

A reunião teve o objetivo de promover um esforço de comunicação de caráter educativo e social para que os moradores da região sejam orientados em relação à melhor utilização do serviço.

Durante o encontro, realizado no Auditório do Campus da Unimontes - Polo Januária foi apresentado os dados estatísticos dos atendimentos do Samu na região; orientações sobre a adoção de comportamento seguro para evitar acidentes ou situações que coloquem a vida em risco; as situações em que o Samu deve ser acionado pelo número 192; e apresentação dos avanços alcançados pelo serviço nos últimos cinco anos.

A Central de Regulação, em Montes Claros, recebe mais de 1.500 chamados por dia, e a cada doze minutos uma equipe do SAMU atende uma emergência em algum ponto da região, salvando vidas, sem descanso.

Com as reuniões públicas, a expectativa é que o Samu possa estar cada vez mais perto da população, seja orientando na regulação médica, seja no atendimento no local, que pode ser em qualquer lugar: residência, local de trabalho ou vias públicas.

Após a reunião foi oferecido um curso de capacitação para os técnicos do Samu de todos os municípios presentes.