Montalvânia é homenageada como Município Parceiro do SAMU

No encontro “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você”, realizado nesta sexta-feira (14) na cidade de Januária, com a participação de prefeitos, secretários de saúde, enfermeiros, equipes do Samu e demais representantes dos 10 municípios que compõem as regiões de saúde Januária e Manga, o Montalvânia foi homenageada com Município Parceiro do Samu.

Prefeito Jordão Medrado recebe das mãos do prefeito de Januária, Manoel Jorge e do presidente do Cisrun e prefeito de Bocaiúva, Ricardo Afonso Veloso, a placa de homenagem. Também na foto o prefeito de Bonito de Minas, Zé Reis

O prefeito Jordão Medrado recebeu a plava e um kit de divulgação a ser veiculado nas rádios e demais canais de comunicação orientando a população sobre o funcionamento deste serviço.

Prefeito com integrantes da equipe do Samu/Montalvânia

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da rede de Urgência do Norte de Minas - Cisrun e prefeito de Bocaiuva, Ricardo Afonso Veloso, destacou que em dezembro de 2014 o Samu Macro Norte completa seis anos, mas ainda registra cerca de 30% dos chamados como ligação de brincadeira, e é importante que a população seja orientada para melhor utilizar o serviço.

- Além de dificultar o atendimento a uma pessoa que realmente necessita, os trotes geram gastos de recursos com a saída de ambulâncias desnecessariamente, ressalta o prefeito.

De acordo com o Ministério da Saúde, cada saída de uma unidade de suporte básico gera gasto de R$ 1.100,00, e de uma unidade avançada (UTI móvel), de R$ 2.300,00. O Samu Macro Norte recebe uma média mensal de 45 mil chamados e, além dos trotes, muitos acionamentos são para situações que não se configuram urgência ou emergência. As estatísticas mostram que cerca de 10% dos chamados são resolvidos apenas com orientação do médico regulador e 18% dos pacientes atendidos são liberados no local, sem necessidade de serem encaminhados ao hospital.