Professoras da Rede Municipal de Ensino dão a fórmula do sucesso no Ideb

No início do mês de setembro (5)  o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelas avaliações federais, divulgou os resultados relativos ao ano de 2013 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb.

Em Montalvânia, a Escola Municipal São José saltou de 4,9 em 2009 para 6,0 em 2013, ultrapassando a nota projetada pelo MEC para 2015, que é 5,0.

A escola funciona no bairro São José (1º ao 5º Ano) com extensão no distrito de Pitarana, (1º ao 9º Ano), e as notas do Ideb correspondem às turmas do 5º Ano em Montalvânia e Pitarana.

Para comemorar o feito que foi notícia no Brasil e no mundo, valorizando os professores e profissionais da educação da Rede Municipal, a secretária municipal de educação, Euzânia Lourenço Costa, promoveu recentemente um encontro no Auditório Juarez Espínola Guedes/Monte Lopino, para agradecer e valorizar a estes profissionais.

O Inspetor Escolar Wellington Mota Ferreira foi convidado para conversar com os profissionais e parabenizá-los pela conquista.

As professoras responsáveis pelas turmas que conseguiram a nota são Williany Neves (Português) e Márcia Nogueira (Matemática) em Montalvânia; Cristina Almeida e Maria de Araújo em Pitarana.

As professoras campeãs dizem que o mérito também deve ser dividido com os professores dos anos anteriores e que o sucesso no Ideb se deve ao empenho, dedicação e perseverança dos professores e de todos os profissionais da educação da Rede Municipal.

Williany  disse que foi gratificante o trabalho mais uma vez no 5º ano, pois a cada ano os alunos as surpreendem, principalmente aqueles que no início do ano letivo tinham alguma dificuldade em leitura e escrita.

- Busquei trabalhar os gêneros textuais observando características e funções de cada e ainda os que os alunos mais utilizavam no cotidiano, não se esquecendo de focar, de certa forma, alguns que não estão tão presentes no dia a dia deles. Assim sendo, o trabalho foi proveitoso e com resultados satisfatórios. A parceria com a disciplina de Matemática, ministrada pela professora Márcia Nogueira, foi de suma importância para o sucesso dos alunos e nosso como parte do corpo Docente da Escola Municipal São José. Isso fez com que todos contemplassem um resultado tão brilhante.Obrigada pela confiança! Disse a professora.

Márcia Nogueira disse que durante todo o ano foi trabalhado com muito carinho e determinação vários exercícios envolvendo raciocínio matemático, tabelas, gráficos, simulados, atividades diagnósticas e geometria procurando somar todas as dificuldades encontradas pelos alunos e despertando neles o raciocínio lógico, o gosto e interesse na resolução de atividades.

- Foi um trabalho de parceria em que eu, professora de matemática, e Williany Neves, professora de português, nos empenhamos em acompanhar de perto as turmas, principalmente aqueles que mais apresentavam dificuldades, encerrou Márcia.

Compromisso com educação de qualidade

Os resultados do Ideb demonstram que a Administração municipal valoriza e investe na qualidade da educação.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Euzânia Lourenço Costa, este avanço se deve ao compromisso, empenho e dedicação de todos os funcionários da escola aliados aos projetos do Governo do Estado desenvolvidos com muita competência pelos educadores.

- Estes fatores em conjunto resultaram nos bons índices. Parabéns aos nossos profissionais da educação e alunos que conseguiram esta grande conquista para nosso Município! Disse Euzânia.

O estudante Gabriel Santana, de 11 anos, que fez parte da turma campeã, disse que hoje, no 6 Ano e em outra escola, não sente nenhuma dificuldade porque aprendeu e foi muito bem preparado por estas estas duas professoras.

- Aprendi demais com as professoras Williany e Márcia, que sempre foram muito competentes, atenciosas e carinhosas com a gente! Se hoje sei alguma coisa agradeço a elas! Encerra o estudante.

O Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, foi criado pelo Inep em 2007 e representa dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb para as unidades da federação e para o país, e a prova Brasil para os municípios.

Clique aqui e veja o resultado do Ideb do Município em 2013