Circuito Praça Ativa traz cultura, lazer e cidadania à Montalvânia

Com atividades de cultura, lazer e cidadania o evento, que marcou a assinatura de um convênio para doação de recursos ao Projeto Gol Solidário, esteve em Montalvânia pela primeira vez. O circuito aconteceu nesta quarta-feira (17) na Praça de Esportes, das 16 às 21 horas.

As atrações e atividades do projeto estimulam a conscientização sobre cidadania e sustentabilidade de forma lúdica e interativa. A importância do evento vai além da recreação, uma vez que promove a integração entre as famílias e democratiza a cultura e o conhecimento produzido nas localidades por onde passa. O Praça Ativa busca mostrar na prática, a importância da educação como principal ferramenta de transformação social.

De crianças de colo a idosos, muita gente compareceu a Praça de Esportes para prestigiar e participar na novidade. Apresentações culturais como a Companhia Fascinium de Montes Claros que trouxe malabaristas e palhaços, os grupos locais de Capoeira Muringá e Camunucerê, Academia Montal Dance, grupo de idosos, escoteiros e grupo de capoeira Muringá da vizinha cidade de Juvenília, e a banda Balance Dance abrilhantaram o evento. E ainda teve muitas brincadeiras, distribuição de brindes, kit’s escolares, bolas, guloseimas (algodão doce e pipoca) e muitos brinquedos para a garotada, tudo de graça.

- Criamos o Circuito Praça Ativa para incentivar manifestações culturais regionais e proporcionar momentos de alegria e integração familiar para moradores de regiões com alto índice de vulnerabilidade social, explica o presidente do Instituto Ativa Brasil e idealizador do projeto, Christiano Rocco Carneiro.

Reencontro

Christiano  é cochanino, filho da inesquecível professora de português nos saudosos anos 1980, Maria Elena Rocco e de Everaldo Carneiro.

Ainda criança foi com a família morar em Belo Horizonte onde fez uma bonita história de sucesso. Após 21 anos de ausência esteve de volta a sua terra natal. Local que faz parte da sua história, onde, segundo ele, teve uma infância maravilhosa e apreendeu grande parte dos valores que carrega em sua vida!

Durante a realização do evento, o Instituto Ativa Brasil, que é um dos principais apoiadores do projeto Praça Ativa, formalizou a doação de recursos financeiros para a Associação Desportiva Gol Solidário, uma ONG local que realiza um importante projeto de desporto educacional com dezenas de jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social.

Em sua fala, Christiano enfatizou o seu amor por Montalvânia, lugar onde ainda tem muitos amigos e grande parte de sua família, ressaltou a importância da família na formação humana de todo cidadão e contou uma história bastante importante para toda a família envolvendo o seu avô Silvino Carneiro, quando, em uma de suas viagens, trouxe de presente para os filhos e netos um dicionário e uma Bíblia, valorizando a educação, a religiosidade e os valores familiares.

Christiano disse ainda sobre o poder de se transformar o mundo através da educação e sobre a importância do esporte na socialização e formação das crianças e jovens. E ainda agradeceu o apoio da Prefeitura na realização do evento, assim como a presença de todos.

Participaram da solenidade o prefeito Jordão Medrado; o idealizador do projeto Gol Solidário, Vanderley José de Carvalho, o Deley, com colaboradores e toda a diretoria da Associação; Rômulo Carneiro, um dos responsáveis pela realização do evento; parte da família Carneiro; convidados; pais e crianças.

O povo cochanino, principalmente a garotada e seus pais, agradece a tão nobre atitude de um conterrâneo que não se esqueceu de seu povo. E mesmo de longe se preocupa com a formação das futuras gerações cochaninas.

Foi um dia memorável que uniu amor, solidariedade, amizade, reencontro, esporte, cultura e muita diversão. Um evento histórico! Quem foi gostou muito e não vai se esquecer jamais!