Montalvânia é sucesso no Ideb

Escola Municipal São José dá um salto no Ideb e ultrapassa a nota projetada para 2015

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelas avaliações federais, divulgou nesta sexta-feira (5) os resultados relativos ao ano de 2013 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb.

Em Montalvânia, a Escola Municipal São José saltou de 4,9 em 2009 para 6,0 em 2013, ultrapassando a nota projetada pelo MEC para 2015, que é 5,0.

A escola funciona no bairro São José (1º ao 5º Ano) com extensão no distrito de Pitarana, (1º ao 9º Ano), e as notas do Ideb correspondem às turmas do 5º Ano em Montalvânia e Pitarana.

Os resultados do Ideb demonstram que a Administração municipal valoriza e investe na qualidade da educação.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Euzânia Lourenço Costa, este avanço se deve ao compromisso, empenho e dedicação de todos os funcionários da escola aliados aos projetos do Governo do Estado desenvolvidos com muita competência pelos educadores.

- Estes fatores em conjunto resultaram nos bons índices. Parabéns aos nossos profissionais da educação e alunos que conseguiram esta grande conquista para nosso Município! Disse Euzânia.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, foi criado pelo Inep em 2007 e representa dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb para as unidades da federação e para o país, e a prova Brasil para os municípios.

Clique aqui e veja o resultado do Ideb do Município em 2013