Prefeitura promove 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef

A Prefeitura de Montalvânia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, promoveu nesta sexta-feira (8) no Auditório Juarez Espínola Guedes/Monte Lopino, durante a tarde, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef.

O Fórum é uma oportunidade para o debate com os representantes da sociedade civil organizada para a construção do plano Municipal de proteção integral das crianças e adolescentes.

O Selo Unicef

O Selo Unicef - Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, que busca universalizar direitos e melhorar a vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

É um reconhecimento internacional, concedido aos Municípios brasileiros que conseguem resultados significativos no esforço para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes.

Montalvânia possui o Selo em todas as edições realizadas, desde a sua criação em 2006.

O Fórum Comunitário

O Fórum Comunitário é uma estratégia para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população de 0 a 17 anos. Lideranças locais, representantes de diversos setores da prefeitura, associações de bairro, grupos religiosos, sindicatos, entre outras organizações da sociedade civil e muitas crianças e adolescentes, foram convidadas a trabalhar conjuntamente na elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes e da qualidade dos serviços públicos disponíveis no Município.

Os participantes também contribuíram na construção de um Plano de Ação, definindo o que precisa ser feito para melhorar o atendimento à infância e adolescência.

A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

Representando o prefeito Jordão Medrado, a primeira dama Beth Viana Medrado justificou a ausência do prefeito que estava em busca de melhorias para o Município na cidade de Montes Claros e falou sobre o projeto e as intenções do prefeito em melhorar a vida das crianças e adolescentes do Município.

A presidente do CMDCA - Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, psicóloga Daniela Siveira, apresentou o diagnóstico sobre os serviços ofertados às crianças e adolescentes do Município, feito a partir do levantamento e análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento à população de até 17 anos.

A articuladora do Selo em Montalvânia, coordenadora do CVT- Centro Vocacional Tecnológico, Raíssa Montalvão, falou sobre o Selo e sua importância para o crescimento e desenvolvimento do Município.

Logo após foram formado grupos de trabalhos para discussão dos eixos. Após a discussão, cada grupo em plenária, propôs ações para compor o Plano Municipal de Ação.

O evento demonstrou que o engajamento da comunidade é muito importante para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes do Município.