Município e Cimvales implantam medidas contra a seca

O Consórcio Intermunicipal Norte Mineiro de Desenvolvimento Regional dos Vales do Carinhanha, Cochá, Peruaçu, Japoré e São Francisco – Cimvales em parceria com a Prefeitura e o Governo Federal está implantando tecnologias sociais de barragens subterrâneas, cisternas calçadão e barreiro trincheira na zona rural de Montalvânia.

Esta medida irá oferecer mais qualidade de vida e garantir a produção de alimentos para famílias de baixa renda moradoras de comunidades rurais atingidas pela seca ou falta regular de água.

A tecnologia do Barreiro Trincheira está sendo implantada na comunidade do Espinho e serão distribuídas mais 75 unidades do mesmo modelo em todo o Município.

A Cisterna Calçadão já foi concluída na comunidade do Espinho. E ainda serão implantadas mais 16 tecnologias nesta comunidade.

No total serão 105 em todo o Município, nas comunidades de Ambrósios, Canoas, Vertente, Fervedouro, Alegre e Espinho.

O convênio entre o Cimvales e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, no valor de quase quinze (15) milhões de reais (R$14.942.943,50), tem por objeto a implementação de tecnologias sociais de acesso à água para a produção de alimentos, a fim de contribuir, por meio de processo educativo, para a transformação social, visando à preservação, o acesso, o gerenciamento e a valorização da água como um direito essencial à vida e à cidadania.

O Cimvales

Consórcio Intermunicipal Norte Mineiro de Desenvolvimento Regional dos Vales do Carinhanha, Cochá, Peruaçu, Japoré e São Francisco –  Cimvales, foi criado no dia 14 de janeiro de 2013, na cidade de Bonito de Minas, visando o desenvolvimento da região de forma coletiva. Com o objetivo de unir forças e trazer novas e melhores possibilidades para a região, fortalecendo a mesma por meio da captação conjunta de recursos intergovernamentais, seguindo a tendência da administração pública moderna.

Fazem parte do Cimvales os Municípios de Montalvânia, Bonito de Minas, Cônego Marinho, Januária, Juvenília Miravânia e Chapada Gaúcha.

O Cimvales tem como presidente o prefeito de Bonito de Minas, José Reis, e o prefeito de Montalvânia, Jordão Medrado é o vice.

A sede do consórcio fica situada em Bonito de Minas.