Tecnologia a serviço da educação. UAITEC Montalvânia é inaugurada

Montalvânia passa a viver uma nova fase nas áreas de educação e tecnologia.

A UAITEC - Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, é um projeto do Governo de Minas Gerais, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SECTES, com o apoio das prefeituras, que objetiva permitir o acesso à formação universitária resultando na promoção da qualificação profissional e na expansão da geração de renda e riqueza.

A UAITEC terá sempre como foco a capacitação profissional. Ela foi concebida para oferecer cursos de graduação, tecnológicos, extensão universitária, pós-graduação (Mestrado e doutorado) e cursos de idiomas, ampliando significativamente a oferta de EAD - Educação a Distância em Minas Gerais e no País.

O programa funciona nos Centros Vocacionais Tecnológicos – CVTs.

Equipe UAITEC Montalvânia

Nesta quarta-feira (28) a unidade de Montalvânia foi inaugurada, e a cidade agora passa a fazer parte de um novo mundo: o da tecnologia avançada a serviço da educação.

A inauguração

A inauguração contou com a presença do superintendente de Inovação Social Olivan Rodriguez, reprersentando o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues (através de vídeo conferência); coordenador pedagógico da Rede Uaitec, professor Gilberto Caixeta; prefeito Jordão Medrado; presidente da Câmara Legislativa Ney Cássio Dias; coordenadora da UAITEC, Raissa Gonçalves Dias Montalvão; representante do homenageado, Antônio Lopo Montalvão, o seu filho Zelito Montalvão; representantes dos deputados envolvidos no projeto, vereadores, secretários e servidores municipais e convidados, representantes de diversos setores da sociedade.

De acordo com o suyperintendente a transformação do CVT em UAITEC, em Montalvânia, contempla o Município com uma ferramenta fundamental para a oferta de curso de idiomas, graduação e pós-graduação à distância, com o que há de mais inovador em aparatos tecnológicos.

- Tenho certeza que esta unidade vai dar a esta cidade a oportunidade de se integrar ao esforço do Governo de Minas em levar o ensino gratuito ao interior, destacou.

Durante a solenidade, o coordenador pedagógico da Rede UAITEC, professor Gilberto Caixeta apresentou todo o conteúdo didático que faz parte do programa, assim como todo o aparato tecnológico da unidade. Segundo ele, a UAITEC tem capacidade de, em tempo real, colocar os alunos em contato com professores das melhores unidades do país e do mundo. O professou frisou ainda a participação da UNIMONTES no programa e a classificou como uma das melhores universidades do país.

Em cada uma das unidades da rede, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior destina um espaço cultural, com o objetivo de homenagear uma personalidade do município ligada à educação, à cultura ou à produção do conhecimento. Em Montalvânia o homenageado foi o fundador da cidade, Antônio Lopo Montalvão, na solenidade representado pelo seu filho Zelito Montalvão.

Zelito falou da vontade de seu pai em transformar aquele local, onde residiu por muitos anos e já havia funcionado o Ginásio Cochanino, num lugar irradiador de conhecimento.

A coordenadora da UAITEC Montalvânia, Raissa Gonçalves Dias Montalvão disse que a cidade passa a viver uma grande evolução, pois, vai trazer mais qualidade de vida ao povo cochanino e diminuir a evasão escolar.

- Agora os jovens da cidade não irão mais precisar ir para outros locais para estudar. Fomos privilegiados. Recebemos uma grande estrutura, com equipamentos sofisticados, com cursos de ótima qualidade. Espero que o povo cochanino saiba valorizar e agarrar as oportunidades oferecidas, disse.

O prefeito Jordão Medrado disse que a cidade comemora esta conquista, que abre caminhos e oferece grandes oportunidades. Um espaço do conhecimento, da cidadania, a serviço da educação.

- Neste momento torna-se publico o meu orgulho e contentamento em fazer parte deste marco na história do nosso município. Quero agradecer a todas as pessoas que contribuíram para esta realização, que agora podemos certificar a reestruturação da rede CVT com a modernização e o surgimento de uma poderosa ferramenta na expansão do conhecimento e na formação Universitária a partir da Educação a distância. Com isso quero dizer: o que era bom ficou ainda melhor, encerou o prefeito.

Após a solenidade foi servido um coquetel nos jardins do Monte Lopino.

A solenidade de inauguração foi transmitida ao vivo pela rádio comunitária cidade FM.

- Acompanhe aqui no site os cursos a serem oferecidos pela UAITEC Montalvânia.