Montalvânia irá receber um dos maiores investimentos de sua história

Município foi contemplado com recursos de mais de 7 milhões de reais para executar a 2ª etapa da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE.

O Município de Montalvânia foi contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento  - PAC 2 para  obras de saneamento básico com recursos no valor de R$ 7.506.356, 21 para executar obras de complementação do sistema de esgotamento sanitário.

A liberação do recurso foi assinada na manhã desta terça-feira (7), no Palácio do Planalto, em Brasília.

O prefeito Jordão Medrado esteve em Brasília para assinatura do termo de contratação e informou que este valor permitirá a finalização de toda rede coletora de esgoto com ligações domiciliares, atingindo índice de 100% do município com rede coletora de esgoto implantada.

- Será um dos maiores investimentos da história do Município e irá levar mais saúde, conforto e qualidade de vida à população e também a preservação do Meio Ambiente. Um melhoria impactante nas condições de vida de toda população, disse o prefeito.

Visita da FUNASA

O Município recebeu, em outubro do ano passado a visita técnica preliminar de representantes da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA e COPASA para discutir esta necessidade: a implantação da 2ª etapa do sistema de esgotamento sanitário da cidade, através de projeto elaborado pela empresa TECMINAS para a COPASA com última revisão datada de 02/2012, contemplando as seguintes unidades: redes coletoras, ligações prediais, interceptores, estação elevatória e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE .

Atual sistema

O atual sistema de esgotamento sanitário de Montalvânia, apesar de possuir unidade de tratamento, possui redes coletoras implantadas em apenas 32% da malha urbana. A incidência de subsolo rochoso, aliado a uma camada de substrato terroso superficial de pequena espessura reduzem em muito a capacidade das fossas, gerando a ocorrência de inúmeros lançamentos de esgotos in natura nos cursos de água que cortam a cidade. Para propiciar a universalização do acesso à coleta e tratamento dos esgotos bem como a eliminação do lançamento de esgotos brutos nos cursos de água, torna-se premente a ampliação do atual sistema de esgotamento diminuição na possibilidade também a redução na independência de doenças de veiculação hídrica, acarretando diminuição das internações para tratamento médico impactando positivamente na a melhoria das condições de vida de toda população.

Concepção do empreendimento

A solução proposta para o Sistema de Esgotamento Sanitário de Montalvânia foi definida no Estudo de Concepção, sendo constituindo pelo sistema de coleta (rede coletora, interceptores e estações elevatórias), um único sistema de tratamento e ligações prediais. A implantação da estação de tratamento foi etapalizada, tendo sido executadas em 1ª etapa duas lagoas facultativas. Previu-se para a 2ª etapa a implantação de dois reatores anaeróbios. Foi executada, também nessa 1ª etapa, a estação elevatória final, inclusive linha de recalque da margem direita do rio Cocha, 15.800 m de rede coletora, o laboratório da ETE e 686 ligações prediais de esgoto. Além da ampliação da atual ETE, essa 2ª etapa de obras contemplara a execução de 21.012 m de redes coletoras, 01 elevatória intermediaria, 1.703 m de interceptores na margem esquerda do rio Poções e 2.500 ligações prediais de esgoto.

Após conclusão de etapa útil a cidade contará com um sistema de esgotamento sanitário com capacidade para atender a 100% da população urbana de final de plano diminuindo os índices de doenças de veiculação hídrica e de poluição dos cursos de água.

Manutenção do empreendimento

A operação/manutenção do sistema de esgotamento sanitário a ser ampliado na cidade de Montalvânia continuará sob-responsabilidade da COPASA que já possui toda a estrutura necessária para a sua plena operação / manutenção.

Início das obras

Ainda não se sabe sobre datas de início das obras e nem nome da empresa executora. O que deverá acontecer após a tramitação legal dos processos de licitação.

Acompanhe aqui conosco.

Administração Montalvânia de Todos Nós, transformando Montalvânia numa cidade mais bonita e mais humana.