Município promove o 1º Torneio Escolar de Jogos Interativos

Este fim de semana foi bastante intenso para a juventude de Montalvânia. Numa evento que envolveu estudantes de todas as escolas do Município, os jovens se interagiram numa das práticas mais antigas e saudáveis de todos os tempos: o esporte.

Aconteceu neste sábado (12) na Praça de Esportes Antônio Justiniano Neto a primeira etapa dos 1º Torneio Escolar de Jogos Interativos do Município, envolvendo todas as escolas, estaduais e municipais, da sede e da zona rural.

A abertura foi no sábado à tarde, com a apresentação de todas as equipes envolvidas. Após serem cantados os hinos nacional e da cidade, foi acesa a tocha olímpica e o público foi presenteado com uma belíssima apresentação de dança que teve o esporte como tema.

O prefeito Jordão Medrado falou sobre a importância do esporte na vida das pessoas, sobretudo dos jovens como uma prática para aquisição de hábitos de vida saudáveis e na socialização e fez uma homenagem aos melhores atletas de futebol de todos os tempos no Município.

As modalidades esportivas neste torneio são futsal, vôlei, handebol, maratona e ciclismo, masculino e feminino.

Os jogos aconteceram durante o fim de semana, todos na Praça de esportes, o mais local para a prática esportiva e de lazer da cidade.

A final do futsal será decidida na tarde do dia 22 de abril, data do Aniversário da cidade. O Módulo I, com atletas de 10 a 14 anos, será disputado entre a Escola Estadual Galileu e a Escola Estadual da Comunidade de Cana Brava e o Módulo II entre a Escola estadual de Montalvânia e a Escola Estadual de Cachoeira, do distrito de Capitânia.

No dia 22 de abril serão realizadas as provas de maratona e de ciclismo pelas ruas da cidade.

Seleção de Ouro

Uma homenagem do Município àqueles que levaram o nome de Montalvânia, através do esporte, para diversas cidades do país engrandecendo e promovendo o esporte local, foi realizada pelo prefeito Jordão Medrado.

Os melhores atletas de todos os tempos formaram uma seleção denominada Seleção de Ouro, com craques como o saudoso Naylhor (representado por seu filho Leandro, também jogador de futebo), Tõe Borborema, Amílcar Sabino, Heleno Bodão Toninho Marinho, Zé Caboclo, Faninho, Raimundinho Nogueira, Keka, Macmilan, Zé Belém, Dão Marinho, Biga, Amado, Albino, Vanja, Elton Prates, Zulú, Zé Bodim e o técnico Zequinha Pezão.

Todos receberam uma camisa do time e foram presenteados com um CD com uma bela composição sobre a seleção dourada, de autoria de Amílcar Sabino, o presidente da Praça de Esportes e fizeram pose para foto oficial como a melhor seleção da cidade de todos os tempos.

Encerrando o evento houve uma peça tetral sobre a origem da capoeira e depois uma apresentação deste esporte pelo Grupo de Capoeira Muringá sob a coordenação do professor Patrik Viana.

A Administração Montalvânia de Todos Nós entende que a prática de esporte é de extrema importância para a inclusão social e na aquisição de hábitos saudáveis para as crianças e jovens do Município, pois, as atividades físicas e desportivas têm especial importância para as crianças oferecendo assim uma ampla gama de ações destinadas a preencher construtivamente o tempo livre de crianças e jovens, contribuindo para sua formação e afastando-os das ruas.

As experiências com projetos sociais ligados ao Esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos mais jovens, tem um fator motivador extremamente positivo. Os efeitos são sentidos no dia-a-dia, com crianças e adolescentes mais concentradas nas aulas, disciplinadas e, principalmente, fora das ruas.

O esporte aliado a educação é uma poderosa arma na área da proteção social e resgate de crianças e jovens em situação de risco, pois este se manterá ocupado com atividades prazerosas e não estará ocioso nas ruas.

Ao aliar esporte e educação de qualidade é possível permitir crianças e jovens se sintam participantes da socidade, além de possibilitar que eles desenvolvam habilidades de concentração e coordenação motora, fundamentais para o desenvolvimento físico, psicológico e para o processo educacional.

Curiosidade

A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade.