Montalvânia comemora o Dia Mundial da Saúde com atividade física para idosos

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (07), a Secretaria Municipal de Saúde através da Atenção Primária e o Núcleo de Apoio à Família - NASF promoveu hoje (11) uma manhã saudável para “os jovens da feliz idade”, como são chamados os idosos do Município por estes órgãos.

Logo cedo a Praça de esportes já estava lotada de pessoas ávidas por uma vida mais saudável.

Os educadores físicos e fisioterapeutas do NASF proporcionaram a todos uma caminhada pelas ruas da cidade. Mas antes, claro, foi feito um alongamento para preparar os corpos, já cansados pela ação do tempo, dos animados participantes.

De volta à Praça de esportes, desta vez no salão de eventos, eles se reuniram para ouvir informações sobre qualidade de vida e o cronograma das atividades físicas do NASF.

Logo após foi servido um nutritivo e saudável lanche.

Para a Coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Alex Sandra Fraga o resultado foi bastante satisfatório.

- Ficamos satisfeitos com o resultado, pois, a adesão está cada vez maior e isso é muito bom. Prova que as pessoas, principalmente os idosos, estão se conscientizando da importância da atividade física, da alimentação saudável e do cuidado com a saúde. Estamos felizes e realizados por ter conseguido atingir nosso objetivo, disse a coordenadora.

Para o aposentado Jercino Pereira Guedes, de 76 anos, foi uma manhã muito proveitosa, pois, segundo ele, gosta muito de participar de eventos desta natureza porque faz bem pra saúde e também sai da sua rotina do dia-a-dia.

- Na minha juventude eu tinha uma vida bastante ativa, jogava futebol, corria... e hoje, sinto falta disso tudo. Mas como a idade não permite mais a prática desses esportes, participo das caminhadas que me fazem muito bem. Sinto-me bem mais disposto e animado depois desta prática, e assim fico durante o dia inteiro, disse o aposentado.

O evento também foi realizado, nos mesmos moldes, nos distritos de Pitarana, São Sebastião de Poções e Capitânia durante a semana. Além das atividades físicas foi realizada a aferição da pressão arterial e testes de glicemia capilar.

Todos os profissionais da saúde do Município estiveram envolvidos no evento.

O Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde - OMS, através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população. Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.