Prefeituras do Norte de Minas vão realizar concurso público unificado

A realização de concurso público unificado entre os Municípios do Norte de Minas. Esta é a proposta que foi apresentada aos 34 prefeitos e procuradores jurídicos dos municípios do Grande Norte de Minas, na manhã desta quarta-feira 09/04, no auditório Deputado Aécio Cunha, pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), Associação dos Municípios do Médio São Francisco - Ammesf e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas – Codanorte. Pelo acordo, a Comissão Técnica de Concursos – COTEX da Universidade Estadual de Montes Claros aplicará provas para o concurso público no mesmo dia.

Sobre a unificação dos municípios através do concurso público, o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, disse que a universidade está à disposição através da Fadenor e da Cotec com instrumentação de uma metodologia mais adequada. “Sabemos que os prefeitos precisarão de certa assessoria, principalmente em relação a planos de cargos e carreiras para que facilite todo o processo. Entendemos como uma ação resolutiva com nível de viabilidade jurídica fundamentada no consórcio entre os municípios. Assim esperamos que a Unimontes possa ter uma participação bem direta e adequada em todo processo”, afirmou.

O promotor de Justiça Paulo Márcio da Silva disse que a proposta de unificar o concurso nos municípios do Norte de Minas vai resolver um problema constitucional que determina que o servidor público seja concursado. Ele explicou ainda, que as contratações irregulares feitas por gestores públicos municipais são constantemente denunciadas e os mesmos estão sujeitos a ações penais que podem deixá-los inelegíveis. “O que o Ministério Público quer é conscientizar e sensibilizar os prefeitos da importância de se realizar o concurso público, buscando a unificação de esforços que implicará na redução de custos, com a participação de vários municípios da região, através da AMAMS, Ammesf, Codanorte  e Unimontes, explicou.

Ainda de acordo com o promotor de Justiça após este primeiro contato com os gestores públicos e procuradores jurídicos dos municípios, o próximo passo é acertar como será realizado o concurso que deverá ser de acordo com o número de habitantes e seus indicadores. “A preparação do concurso público nos municípios contará com representantes da AMAMS, Ammesf, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Ministério Público, Unimontes.

Paulo Márcio acredita que dentro de 15 dias será realizada uma nova rodada com os prefeitos e as entidades envolvidas para apresentação das propostas e definição das datas do concurso.

O presidente da AMAMS e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, disse que a unificação do concurso público nos municípios envolvidos será simultâneo a fim de evitar tanta concorrência e problemas nos editais e divulgação dos resultados. “Com a participação do Ministério Público e da Comissão Técnica de Concursos – COTEX a preocupação dos gestores

com a melhoria da qualidade da gestão será solucionada, pois o concurso será feito com absoluta lisura”, destacou.

Fonte: ASCOM/AMAMS – Montes Claros, 9 de abril de 2014